Jacareí é finalista em Prêmio PVE

Jacareí está na final do Prêmio PVE – Parceria Votorantim pela Educação – em duas categorias: Nacional e Mobilização Social (leitura). “Independente se ganharmos ou não, tenho certeza que a nossa Educação já é vencedora”, garante a secretária municipal de Educação Maria Thereza Ferreira Cyrino. Foram realizadas várias reuniões para construção de vídeos e relatórios dos trabalhos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Educação em conjunto com a comunidade para concorrer aos prêmios.

O Prêmio PVE busca reconhecer práticas diferenciadas, visando ampliar a mobilização e o compromisso dos diferentes municípios envolvidos nas ações do programa Parceria Votorantim pela Educação, incluindo a cidade de Jacareí. Em 2018, o PVE esteve presente em 104 municípios distribuídos em 17 Estados brasileiros.

Ao dar visibilidade para as atividades desenvolvidas por participantes, a premiação contribui para a disseminação de bons trabalhos que possam ser inspiradores para outros municípios, na busca pela melhoria da aprendizagem dos alunos.

O programa Parceria Votorantim pela Educação é uma iniciativa do Instituto Votorantim e das empresas do Grupo Votorantim, que busca contribuir para a melhoria da educação pública dos municípios onde a Votorantim atua, e em regiões de influência, por meio da qualificação das práticas de gestão educacional e escolar, e da mobilização social das comunidades.

Em 2018, o PVE aconteceu em mais de cem municípios brasileiros para celebrar o centenário da Votorantim. Todos os municípios participantes do programa PVE 2018 concorrem ao prêmio, financiado pelo Banco Votorantim.

CATEGORIAS E PRÊMIOS – O Prêmio PVE está dividido em dois grupos, de acordo com o tamanho dos municípios – até 20 mil habitantes e mais de 20 mil habitantes – e para cada um deles serão premiadas iniciativas em cinco categorias:

Prática de Acompanhamento da Aprendizagem: visa reconhecer práticas de acompanhamento da aprendizagem de destaque realizadas nas escolas públicas de municípios participantes do Programa PVE. Categoria voltada para coordenadores pedagógicos e diretores das escolas da Rede Municipal;

Gestão Escolar: visa reconhecer atuação diferenciada no âmbito da gestão escolar nas escolas públicas de municípios participantes do Programa PVE. Categoria voltada para diretores e coordenadores pedagógicos das escolas da Rede Municipal;

Gestão Educacional: visa reconhecer atuação diferenciada no âmbito da gestão municipal, em cidades participantes do Programa PVE. Categoria voltada para o Secretário Municipal de Educação e técnicos da Secretaria Municipal de Educação;

Mobilização Social: visa reconhecer ações de destaque na área de mobilização social nos municípios participantes do Programa PVE. Categoria voltada para o técnico mobilizador da Secretaria Municipal de Educação, mobilizador da empresa Votorantim e representantes do grupo de mobilização;

Destaque Nacional: visa reconhecer os municípios que tiveram atuação diferenciada em todas as frentes do Programa PVE. Esta categoria premia um município de cada frente.

(Com informações do Instituto Votorantim)