Jacareí celebra Dia Mundial do Meio Ambiente com oficina, trilha e informação

Escutar áudio do texto

No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no próximo domingo (5), Jacareí estará com uma programação intensa no Parque da Cidade, das 9h às 17h, aberta a toda a comunidade, principalmente crianças e estudantes. Além das brincadeiras, exposições e contato com o meio ambiente, haverá muita informação, entre elas uma oficina que ensina a reparar pequenos vazamentos de água em casa, pois combater o desperdício de água é contribuir com a natureza.

O evento é uma parceria entre a Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e a Fatec (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo) de Jacareí.

Entre as atrações, o SAAE vai levar para o evento a minicasa com exemplos práticos de como economizar e fazer um uso racional e consciente da água. Em uma outra tenda haverá oficina de reparo de torneiras, onde os munícipes poderão aprender como trocar reparos de diferentes modelos de torneiros, evitando assim vazamentos e desperdício.

Outra oficina que será disponibilizada pelo SAAE é a montagem e desmontagem do hidrômetro, que ensina o funcionamento do aparelho que faz a medição do consumo de água em todos os imóveis atendidos pela autarquia.

Haverá ainda uma tenda onde a criançada poderá se divertir à vontade, tendo à sua disposição material de pintura e desenhos para colorir. Neste espaço também haverá apresentação de teatro de bonecos, com o espetáculo “Os Caçadores do Desperdício”.

O SAAE levará ainda caminhão-pipa com água gelada, além de material informativo e educativo como panfletos, folhetos, folders e revistas, sempre com enfoque no uso consciente da água.

PROGRAMAÇÃO – Jacareí no Dia Mundial do Meio Ambiente

Local: Parque da Cidade – das 9h às 17h

Oficina 1: Trilha Sensorial no Bosquinho

Orientador: Prof. M.Sc. Gerson de Freitas Júnior

Objetivo: Atividade interativa com os participantes que estimula os sentidos – audição, olfato e tato – e a interação com a natureza e o meio ambiente.

Oficina 2: Geociências

Orientador: Prof. MSc. Gerson de Freitas Junior

Objetivo: Contato com rochas, minerais e réplicas de fósseis, instrumentos de estudos (mapa geológico, martelo geológico, lupa e outros), exsicatas e imagens de estudos de campo que ensinam como ocorre o trabalho em Geociências. Terão acesso também a Exposição de Educação Ambiental: resíduos encontrados na Represa de Jaguari.

Materiais necessários: 01 – Tenda aberta ou fechada; 02 mesas; 02 cadeiras

Oficina 3: Microbiologia/Biologia/Química Ambiental – Sala de vidro

Orientadores: Profa. Dra. Selma Candelária Genari; Profa. Dra. Vivian Cristina Hyodo e Profa. M.Sc. Marta da Silva

Objetivo: Observação no microscópio de diferentes microrganismos causadores de doenças veiculadas pela água, além de espécies vegetais e sua importância para a saúde e o meio ambiente. Dinâmicas e testes químicos para avaliação da qualidade da água.

Oficina 4: Aterro Sanitário

Orientador: Prof. M.Sc. Luiz Gustavo Galhardo Mendes

Objetivo: Os participantes terão a oportunidade de visualizar e entender através de maquetes os princípios corretos do gerenciamento dos resíduos e a importância destes sistemas para o meio ambiente e controle da poluição.

Oficina 5: Estudo do Solo e Infiltração Subterrânea – atividade de campo

Orientador: Prof. Dr. Renato Mamede e Prof. M.Sc. Luiz Sérgio Gonçalves Aguiar; Prof. M.Sc. Gerson de Freitas Júnior

Objetivo: Entendimento sobre os diferentes tipos de solos e aplicação de técnicas práticas para análise da infiltração de água.

Oficina 6: Ecologia de Peixes e Animais Silvestres da Bacia do Rio Paraíba do Sul

Orientador: Prof. M.Sc. Eduardo Oliveira Estiliano

Objetivo: Contato com diferentes espécies de peixes do rio Paraíba do Sul, técnicas de estudo e caracterização e sua utilização como bioindicadores da qualidade da água.

Oficina 7: Permacultura, Compostagem e Técnicas de Dispersão de Sementes

Orientador: Prof. Esp. Mario Sérgio S. Scalambrino

Objetivo: Contato com técnicas de permacultura, compostagem, minhocário e dispersão de sementes. Atividades práticas e interativas abordando a importância destas para a propagação de espécies vegetais. Distribuição de mudas de fitoterápicos.

Oficina 8: Fanzines

Orientador: Prof. M.Sc. Erico Luciano Pagotto

Objetivo: Apresentação e produção de fanzines, divulgações criativas, artísticas e divertidas envolvendo temáticas em meio ambiente.

Oficina 9: Geoprocessamento e Suas Aplicações – Sala de Vidro

Orientador: Profa. M.Sc. Jane Delane Verona e M.Sc. Fabiano Da Cruz Nogueira

Objetivos: Entendimento e estudo do geoprocessamento e suas aplicações às diferentes áreas da atualidade, incluindo o meio ambiente, utilizando maquetes, aplicativos web e via celular para vigilância da dengue, entre outras.

Oficina 10: Técnicas de Localização Geográfica

Orientador: Prof. Esp. Adilson Rodolfo Neves

Objetivos: Utilização de instrumentos de localização geográfica como GPS, bússola, mapas cartográficos e outros por meio de dinâmicas interativas como trekking, entre outros.

Oficina 11: Equipamentos Ópticos com materiais reciclados

Orientador: Prof. Profa. M.Sc. Danielle Cristina De Morais Amorim

Objetivos: Exposição e atividades interativas utilizando equipamentos ópticos como câmeras fotográficas, binóculos, estereoscópio, projetores e outros construídos com materiais reciclados e utilizando os conceitos de física e óptica.

Oficina 12: Exposição de Drones e Vants (Veículos Aéreos Não Tripulados)

Orientador: Profa. M.Sc. Jane Delane Verona e M.Sc. Fabiano Da Cruz Nogueira

Objetivos: Exposição e pesquisa envolvendo alunos da Fatec de Jacareí em parceria com o DCTA-IEAv.

(Zé Júnior/PMJ e Renato Isique/SAAE)