Jacareí busca parceria com cidade vizinha para desenvolvimento tecnológico

Promover o desenvolvimento dos municípios por meio de parcerias entre os setores público e privado. Este foi o tema do encontro que aconteceu nesta quinta-feira (19), no Parque Tecnológico, em São José dos Campos.
O evento ‘RMVale TI’, feira de inovação, que completa a quarta edição, reuniu prefeitos e secretários dos principais municípios do Estado, entre eles o prefeito de Jacareí Izaias Santana, o secretário de Governo Celso Florêncio e o secretário de Administração, Carlos Sepinho.
Foram discutidas ferramentas legais e a viabilidade de apoio aos municípios, cases e soluções de cidades inteligentes e, por fim, um encontro entre representantes municipais e empresários para possibilitar uma aproximação entre os dois setores.
Atualmente, grande parte das empresas de Jacareí já é parceira do Parque Tecnológico joseense. A ideia, segundo o prefeito Izaias Santana, é incluir as escolas técnicas da cidade, como FATEC, ETEC e Instituto Federal, além de serviços como a Incubadora Municipal e arranjos produtivos para segmentos importantes do município.
A Prefeitura de Jacareí já está em processo de negociação com a administração joseense e o Parque Tecnológico para se criar uma política conjunta de desenvolvimento econômico, avanço e tecnologia entre as duas cidades. “Se há uma área na qual as barreiras geográficas não existem, é na área da tecnologia. Os avanços e as conquistas desta área são de dimensão mundial. Por isso, as iniciativas e os projetos de desenvolvimento de qualquer ideia ou projeto não podem se limitar ao âmbito de um município”, explicou.
Atualmente, Jacareí conta com, aproximadamente, 11 mil empresas prestadoras de serviços, incluindo o setor de tecnologia.
(Victor Copola/PMJ – Foto: Victor Copola/PMJ)