Jacareí atende mais de 1.200 alunos em Programa de Tempo Integral na Rede Municipal de Educação

Jacareí atende, atualmente, 1.280 alunos da Rede Municipal de Educação no Programa de Tempo Integral, distribuído em oito escolas. Estas crianças participam de várias atividades no horário de contraturno, como as práticas esportivas do Kung Fu e do Rugby.

As EMEFs são: Adélia Monteiro (Campo Grande), Barão de Jacareí (São João), Prof.ª Cláudia Maria Gaspar Queiroz do Prado (Jardim Santa Marina), Prof.ª Conceição Aparecida Magalhães Silva (Jardim Paraíso), Maria Luiza Vasques (Rio Comprido), Prof.ª Ricardina dos Santos Moraes (Nova Esperança), Thereza Ganassali (Jardim Colônia) e EMEIF Presbítero Mábito Shoji (Veraneio Ijal).

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, o objetivo da escola em tempo integral é levar as atividades pedagógicas para além da sala de aula, como sinônimo de oportunidade e avanço. No dia a dia, por meio de esportes e artes, as crianças levam para casa e para a vida, a chance de aprender e conviver, misturando a rotina com atividades extracurriculares.

Na EMEF Conceição Magalhães, por exemplo, 160 crianças da rede municipal participam das aulas de Kung Fu Lúdico. Recebem, ainda, aulas de fanfarra e acompanhamento escolar.

O Programa

O Programa de Tempo Integral visa a promoção do desenvolvimento dos alunos nas dimensões educacionais, afetivas, culturais, físicas e sociais. Realiza ações que promovem a formação integral do aluno, com acompanhamento pedagógico, intensificando a capacidade de aprender atividades complementares de arte, cultura, meio ambiente, promoção à saúde, esporte, lazer, entre outras.

Confira todas as atividades oferecidas no contraturno das escolas:

Cultura: Jogos, Brincadeiras, Atividades de Manifestação Cultural, Danças Culturais, Confecção de Brinquedos, entre outras.

Cultura Corporal de Movimento: Dança, Kung Fu Lúdico, Rugby e Taekwondo.

Arte: Artes Visuais (desenho, pintura, escultura, gravura, artesanato, fotografia e vídeo), Teatro, Dança e Música.

Linguagem: Leitura, Produção de Texto, Comunicação, Oralidade, entre outras.

Pensamento Matemático: Experiências Matemáticas, Raciocínio Lógico, Resolução de Problemas, Educação Financeira, Jogos, entre outras.

Cidadania: Construção de Identidade, Regras Socais & Comunicação Não Violenta, entre outras.

Meio Ambiente: Sustentabilidade, Reciclagem, Horta e Reutilização.

Tecnologia: Maker, Inovação & Tecnologia, Informação & Comunicação no Contexto Escolar, Introdução da Linguagem de Programação, Produção & Edição de Vídeos, entre outras.

Orientação, Monitoria e Projeto de Vida: Orientação em Atividades da Rotina e Projeto de Vida.

As atividades acontecem em período de contraturno, nos seguintes horários:

Período da Manhã: 8h às 9h – Café da manhã, Orientação e Projeto de Vida; 9h às 11h – Oficinas; 11h às 12h – Almoço/Orientação/Recreação.

Período da Tarde: 12h às 13h – Almoço, Orientação e Monitoria; 13h às 15h –   Oficinas; 15h às 16h – Orientação/Projeto de Vida e Lanche da tarde.

Legenda: Alunos da EMEF Conceição Magalhães (Jardim Paraíso) em aula de Kung Fu, em Jacareí