Jacareí apoia o combate à Hanseníase no Janeiro Roxo

Janeiro é o Mês Mundial de Conscientização e Combate a Hanseníase. Por isso, o mês ganhou a cor roxa para alertar e conscientizar a sociedade sobre o combate à doença, que é cercada de preconceitos e estigmas e, apesar de contagiosa, tem controle e tratamento oferecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A Hanseníase é uma doença infectocontagiosa de progressão lenta causadora de diversas sequelas no indivíduo, que são responsáveis por uma perda da vida produtiva.

Em Jacareí, a Casa do Abraço, da Secretaria Municipal de Saúde, oferece o tratamento e o acompanhamento das pessoas acometidas por esta doença.

O enfrentamento à hanseníase é um dos principais desafios de saúde pública no Brasil e o diagnóstico precoce é fundamental para a redução da transmissão e do risco de desenvolvimento de incapacidades físicas. Para contribuir com o diagnóstico precoce da doença, em 2022 foram incluídos ao SUS novos testes de apoio ao diagnóstico e um para detecção de resistência da doença.

A contaminação ocorre pelo Mycobacterium leprae e, por atingir os nervos, uma das primeiras sequelas é a perda de sensibilidade da pele. Em muitos casos também há perda ou comprometimento severo dos movimentos que, em casos mais graves, pode levar à amputação.

Ações e atividades na Casa do Abraço

Para marcar o mês de enfrentamento à hanseníase, a equipe da Casa do Abraço realiza diversas abordagens com os pacientes e suas famílias, bem como, desenvolve a capacitação de suas equipes de saúde com o objetivo de dar visibilidade às ações de enfrentamento à doença, sensibilizar os técnicos sobre a importância da busca ativa, com ênfase em pessoas menores de 15 anos de idade para a prevenção, diagnóstico precoce, tratamento oportuno, cura e enfrentamento ao estigma e à discriminação.

Hanseníase no Brasil

O Brasil tem papel importante na agenda internacional da doença. Ainda é responsável por cerca de 90% dos casos novos diagnosticados nas Américas, sendo o segundo país a diagnosticar mais casos no mundo, perdendo apenas para a Índia. Em 2022, foram diagnosticados 19.635 casos novos, dos quais 836 foram em pessoas com menos de 15 anos. Em Jacareí, um novo caso foi diagnosticado naquele ano.

Legenda: Em Jacareí, a Casa do Abraço oferece o tratamento e o acompanhamento das pessoas acometidas pela hanseníase.