Nova recomendação do Ministério da Saúde prevê uso da vacina meningocócica ACWY como dose de reforço

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Saúde, informa que já está disponível nas Unidades Municipais de Saúde da Família (UMSFs) a nova recomendação do Ministério da Saúde para vacinação contra a meningite bacteriana.
Agora, crianças aos 12 meses de idade passam a receber a dose de reforço com a vacina meningocócica ACWY, que amplia a proteção contra os sorogrupos A, C, W e Y da bactéria causadora da doença.
No SUS, a vacina meningocócica ACWY era ofertada a adolescentes de 11 a 14 anos, em dose única ou como reforço, conforme o histórico vacinal. A ampliação para crianças de 12 meses, com a substituição da dose de reforço, está prevista na Nota Técnica nº 77/2025, que detalha os esquemas vacinais recomendados e orientações para aplicação da vacina.
Esquema vacinal atualizado
- 3 meses: 1ª dose – Meningocócica C (conjugada)
- 5 meses: 2ª dose – Meningocócica C (conjugada)
- 12 meses: Reforço – Meningocócica ACWY (conjugada)
– Crianças que perderem o reforço aos 12 meses podem recebê-lo até 4 anos, 11 meses e 29 dias.
– Crianças que já receberam as duas doses e o reforço com a Meningocócica C, não precisam receber a Meningocócica ACWY.
Vacinação nas Unidades de Saúde
O atendimento para vacinação em Jacareí acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, em todas as Unidades Municipais de Saúde da Família (UMSFs). Nas unidades com horário estendido (Santa Cruz dos Lázaros, Cidade Salvador, Jardim das Indústrias e Parque Santo Antônio), a vacina é aplicada das 8h às 19h, com entrega de senhas até as 18h, conforme a capacidade técnica de cada unidade.
“A ampliação da vacina meningocócica ACWY representa um avanço importante na proteção das nossas crianças. Estamos seguindo as orientações do Ministério da Saúde e reforçando a imunização como forma eficaz de prevenir doenças graves”, destaca a secretária de Saúde de Jacareí, Aguida Fernandes.
Sobre a doença
A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas, mas também pode ter origem não infecciosa, como em casos de câncer (com metástase nas meninges), lúpus, reações a medicamentos, traumatismos cranianos ou cirurgias cerebrais. As meningites bacterianas são mais frequentes no outono e inverno, enquanto as virais predominam na primavera e no verão.