Jacareí amplia projeto ‘Mãos à Horta’ e atende cerca de 80 escolas municipais

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente & Zeladoria Urbana, ampliou o atendimento do projeto ‘Mão a Horta’. Em maio deste ano, 59 escolas contavam com o projeto. Agora, já são cerca de 80. São oferecidas, para as unidades escolares, insumos como mudas, além de terra e ferramentas, para que sejam aplicadas, pelos professores, as propostas pedagógicas adaptadas à faixa etária dos alunos, desde a Creche até o Ensino Fundamental I e EJA (Educação de Jovens e Adultos).

A manutenção diária das hortas fica a cargo de cada unidade e de toda a comunidade escolar. Os técnicos e estagiários das duas secretarias visitam e acompanham o desenvolvimento das mudas, para conferir se estão adequadas, se a localização da horta está correta, se a irrigação está acontecendo no momento e na frequência certa, se a composteira está funcional, entre outras verificações.

Programa Nacional de Alimentação Escolar

O ‘Mãos à Horta’ é uma das iniciativas da Prefeitura de Jacareí para atender as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que visa o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial à aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos saudáveis dos alunos matriculados na Educação Básica das escolas públicas, federais, filantrópicas, comunitárias e confessionais do país.

O programa acontece por meio de ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) e da oferta de refeições que cubram as necessidades nutricionais dos alunos, durante o período em que permanecem na escola.  A nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Emily Mota, explica: “por meio da horta, permite-se, ainda, que as diversas disciplinas e campos do conhecimento sejam abordados com temas e conteúdo definidos pelos professores”.

Legenda: Alunos participando do projeto “Mãos à Horta”