Jacareí amplia padronização de velocidade em vias da cidade

Escutar áudio do texto

Avenida Getúlio Vargas passa a operar com limite de velocidade reduzido a partir de dezembro

Seguindo a padronização de velocidade nas vias de principal acesso à Jacareí, a Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, reduzirá o limite de velocidade na Avenida Getúlio Vargas, região leste, de 70km/h para 60km/h, em toda a extensão, a partir de dezembro.

A medida adotada, visa principalmente a segurança e a proteção à vida, e também atende ao artigo 61 e Anexo I do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que estabelece velocidade limite de 60km/h para as vias onde há a presença de cruzamentos ou bifurcação, auxiliadas por semáforos e acessibilidade a terrenos, prédios e garagens e também às vias locais.

A avenida Getúlio Vargas recebe por dia 25.362 veículos e é o principal acesso a São José dos Campos via rodovia Presidente Dutra. As placas indicativas com o limite de velocidade já foram substituídas por medida de adaptação dos motoristas e a fiscalização começa efetivamente a partir de primeiro de dezembro.

Outras vias – Atendendo a um antigo e importante pedido dos munícipes na região oeste do município, desde o dia 9 de novembro, toda a extensão da avenida Lucas Nogueira Garcez também recebeu a padronização das placas de limite de velocidade, compreendendo, após a mudança, em 40km/h e 60km/h.

Antes das adequações, existiam na via trechos com velocidade de 30, 40, 50, 60 e 70km/h, o que causava diversos transtornos na região. O único local onde a avenida
Lucas Nogueira Garcez segue em 40km/h é próximo ao ponto de ônibus, pois é lá que se concentra um grande polo de pedestres.

A pasta ainda informa que as avenidas Davi Lino, Malek Assad e Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, atualmente com trechos que oscilam entre 50 e 60 km/h serão padronizados para 60 km/h.

(Luciana Valadares/PMJ – Foto: Alex Brito/PMJ