Jacareí alcança 80% da meta vacinal contra sarampo e polio

Ao todo, foram mais de 18 mil doses aplicadas durante a campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo

A Diretoria de Vigilância à Saúde registrou 18.109 doses para imunização contra sarampo e poliomielite. Deste montante, 9.184 pessoas foram vacinadas contra poliomielite e 8.925 contra sarampo.

Segundo a diretoria, a meta é vacinar 11.500 pessoas contra cada doença, o que representaria um montante de 95% do público-alvo da campanha.

Desde o início da campanha, no dia 4 de agosto, todas as Unidades de Saúde do município têm imunizado a população contra poliomielite e sarampo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Além disso, foram realizados três edições do ‘Dia D’, estendendo a vacinação para o sábado, das 8h às 17h.

Campanha prorrogada – com os números baixos apresentados em todo Brasil, o Ministério da Saúde decidiu prorrogar a campanha até o próximo dia 14 de setembro. Por isso, todas as Unidades de Saúde de Jacareí continuam ofertando a vacinação das 8h às 16h.

A estratégia é feita em parceria com o Governo Federal, com o objetivo de manter elevada a cobertura vacinal contra a poliomielite nos municípios, visando evitar a reintrodução do vírus selvagem da doença, bem como vacinar os menores de cinco anos de idade contra o sarampo e a rubéola.

Riscos – O sarampo é uma doença altamente contagiosa causada por um vírus transmitido por meio de espirros ou secreção de uma pessoa infectada a outra. Os sinais mais comuns de infecção são manchas vermelhas pelo corpo, irritação dos olhos, tosse persistente, corrimento do nariz, mal-estar e manchas brancas na região interna da boca. Em casos mais graves, é comum o paciente apresentar sintomas como pneumonia, conjuntivite, febre, convulsões, entre outras decorrências que podem levar à morte.

No caso da poliomielite, que pode causar a paralisia e até mesmo a morte, o cuidado deve ser redobrado, uma vez que a doença nem sempre manifesta sintomas. Quando eles se manifestam, são dores na cabeça ou na garganta, mal-estar, vômito, dor nas costas ou rigidez muscular (principalmente nos membros inferiores). Normalmente, o vírus da pólio é transmitido em locais que não possuem saneamento básico e condições de higiene precárias.

Unidades de Saúde: Atualmente, Jacareí possui 18 unidades de saúde, entre UBS’s (Unidades Básicas de Saúde) e UMSF’s (Unidades Municipais de Saúde da Família). A lista com endereços e telefones de contato pode ser encontrada no site da Prefeitura de Jacareí.

(Victor Copola e Guilherme Mendicelli/PMJ – Foto: Cristina Reis/PMJ)