Jacareí adere à campanha ‘Setembro Amarelo’ de prevenção ao suicídio e importância do tratamento de saúde mental

Escutar áudio do texto

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Saúde, está promovendo a campanha de prevenção ao suicídio ‘Setembro Amarelo’. Ao longo do mês, os profissionais de todas as Unidades de Saúde alertarão a população sobre o assunto, destacando a importância do tratamento de saúde mental e divulgando os serviços ofertados gratuitamente pelo município, por meio do SUS (Sistema Único de Saúde).

“Essa é uma campanha muito importante. Todos os anos, no mês de setembro, nós abordamos esse tema tão delicado, que é a prevenção ao suicídio – considerado um problema de saúde pública pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Por isso, é papel de todos nós, como sociedade, estarmos atentos a este problema”, explica Milene dos Santos, terapeuta ocupacional no CAPS II de Jacareí.

Atendimento Psicossocial em Jacareí

O ‘Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio’ é celebrado no dia 10 de setembro, mas a campanha acontece durante todo o ano, por meio das políticas públicas de saúde adotas pelo SUS. Dentro da campanha também é realizada, anualmente, na semana do dia 15 de setembro, a ‘Semana de Combate e Prevenção à Depressão’.

Em Jacareí, as portas de entrada para qualquer pessoa que precise de atendimento psicossocial são as Unidades de Saúde. Cada caso é analisado separadamente e, de acordo com a necessidade, o paciente é encaminhado para tratamento no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

“A maioria dos casos de suicídio está ligada a transtornos mentais, sendo cerca de 60% deles ligados à depressão. Temos notado que esse diagnóstico tem aumentado nos últimos tempos. As pessoas não têm conseguido lidar com as tristezas do dia a dia. É preciso que elas saibam que podem pedir ajuda, que existe toda uma rede preparada para ajudá-las. Nós, como população, precisamos estar atentos, ouvir as pessoas e alertá-las sobre a importância de procurar a ajuda de um profissional”, ressalta Milene.

Rede de Apoio

No CAPS, o paciente conta com uma rede de profissionais do SUS, que acompanha o tratamento da saúde mental, composta por psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e enfermeiros. O tratamento envolve toda a equipe do CAPS, respeitando as particularidades de cada paciente.

Números do Suicídio

De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria e o Conselho Federal de Medicina, são registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de um milhão no mundo. Aproximadamente 60% das pessoas que morreram por suicídio nunca se consultaram com um profissional de saúde mental ao longo da vida.

Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida de transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Legenda: Jacareí adere à campanha ‘Setembro Amarelo’ de prevenção ao suicídio e importância do tratamento de saúde mental