Jacareí a poucos cliques! GeoJacareí, mapa interativo da Prefeitura, possibilita consulta de dados geográficos, zoneamento e mais informações do município

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Governo e Planejamento, disponibiliza para a população a ferramenta GeoJacareí, um mapa interativo onde podem ser consultados os dados geográficos do município, além do zoneamento e informações sobre hierarquia viária, entre outras. O sistema permite, ainda, que os munícipes tenham acesso às propostas do plano diretor, lei municipal que orienta o crescimento e o desenvolvimento urbano.

O GeoJacareí pode ser acessado por meio do site da prefeitura, dentro da página da Secretaria de Governo e Planejamento. Ao clicar no ícone da plataforma, o usuário tem disponível subitens com as seguintes funcionalidades:

• Zoneamento e hierarquia viária (zoneamento, taxa de permeabilidade e taxa de ocupação, entre outras);
  • Mapeamento participativo (localização de escolas, densidade IBGE e regiões);
  • Dados geográficos (plano diretor, população e sítios arqueológicos, entre outras);
  • Propostas para o plano diretor (leis específicas, ordenamento do espaço urbano e mobilidade urbana, entre outras);
  • Dados em formato shapefile para download (disponibilização de diversos dados para serem baixados).

Segundo Celso Florêncio, secretário de Governo e Planejamento, a ferramenta foi gerada tendo como base o Plano Diretor do município. “Quando realizamos os debates para a proposição das propostas, era necessário que tivéssemos mapeados diversos parâmetros, o que nos fez pensar na utilidade dessas informações para a população”.

O secretário enfatiza a relevância deste material em diversas utilizações. “Profissionais de Engenharia e Arquitetura, estudantes, comerciantes e proprietários de residências, entre outros, podem utilizar a plataforma para se atualizar e tirar dúvidas, além de baixar os dados selecionados. Certamente, trata-se de uma ferramenta que agrega valor ao serviço prestado pela Secretaria”, finaliza.