IPMJ completa 25 anos de atuação em Jacareí

O IPMJ (Instituto de Previdência do Município de Jacareí) completou 25 anos de fundação na última segunda-feira (8).

Para celebrar a data, autoridades municipais e sociedade civil se encontraram na Sala Mario Lago, onde o prefeito Izaias Santana e o presidente da autarquia, Juarez Braga, falaram sobre os avanços do instituto. Além disso, o Quinteto de Metais da Orquestra Sinfônica Jovem de Jacareí se apresentou, sob a regência do Maestro Mauro Messias Bueno Junior.

Para o presidente da autarquia, Juarez Braga, “o IPMJ chega aos seus 25 anos demonstrando uma solidez pouco comum aos demais institutos de previdência nos dias de hoje, mostrando a seriedade da administração pública no cuidado com os servidores”.

A autarquia foi criada em 8 de outubro de 1993, conforme o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), com a finalidade de gerenciar o sistema de previdência dos servidores públicos da prefeitura, câmara municipal, autarquias e fundações públicas de Jacareí.

O IPMJ tem por competência criar condições para prover e capitalizar os recursos que irão custear as aposentadorias dos servidores, as pensões concedidas aos beneficiários e as remunerações sobre licença médica.

Atualmente, a autarquia conta com 4.057 servidores ativos, 2.125 servidores aposentados, 516 pensionistas e 62 servidores em auxílio doença.

Para o acompanhamento de todas as aplicações, o IPMJ conta com a participação ativa de gestores e servidores, além dos representantes dos segurados que, por meio de eleição, integram os Conselhos Deliberativo e Fiscal.

O Instituto conta com uma equipe de 24 profissionais das áreas administrativa, financeira, jurídica e de benefícios, que dá suporte a todo o sistema previdenciário do município, que atualmente compreende um universo de mais de 5 mil pessoas, entre ativos, aposentados e pensionistas.

(Victor Copola/PMJ – Fotos: Alex Brito/PMJ)