Investimento de R$ 15 milhões e início imediato dos trabalhos marcam assinatura da ordem de serviço, no Córrego Seco, em Jacareí

Reforçando o compromisso de combater as enchentes, a Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Infraestrutura, assinou nesta quinta-feira (2) a ordem de serviço que marca oficialmente o início das obras no Córrego Seco, região do Jardim Luíza. O investimento previsto é de R$ 15.460.350,55, com prazo de execução de 12 meses, podendo ter trechos entregues antes, de acordo com o andamento dos trabalhos.

“A obra prevê microdrenagem, duplicação e aprofundamentos dos canais e, embora exista a previsão de 12 meses, tão logo determinado trecho fique pronto, faremos a entrega. É um compromisso acompanhar de perto as esquipes para que o andamento seja célere”, explica Edgard Sasaki, secretário de Infraestrutura, que vem atuando ao lado de uma diretoria específica de drenagem, para ampliar a capacidade de atendimento e nortear as ações neste sentido.

O recurso destinado para a obra é todo da Prefeitura Municipal, reforçando a prioridade em combater as enchentes nos bairros Jardim Luiza, Jardim Marcondes, Jardim Califórnia e toda a região nas proximidades do Córrego Seco.

Anos de Espera

As obras na região do Córrego Seco atendem a uma demanda antiga dos moradores, e é fruto de análises e de profundo debate com as pessoas que vivem na área. Audiências públicas e diversos estudos de macrodrenagem foram realizados para trazer uma solução para quem, há décadas, sofre na época de chuvas.

Maria Aparecida da Costa

Maria Aparecida da Costa mora na região há quase 20 anos e participou ativamente deste processo. Hoje, com o projeto em mãos, falou do alívio que sente. “A gente vê o pessoal chegando, o começo dos trabalhos de fato e sabe que agora vai acontecer. A chuva não vai mais nos trazer aflição”, comentou.

A fala é complementada por João Ramiro, morador da Rua Tamoios, uma das mais atingidas pelas águas. “Em casa, eu precisei instalar uma comporta na garagem. Meu sonho é poder me livrar delas em breve, com o córrego canalizado e minha rua bonita de novo”, disse o aposentado.

Projeto & Execução

A parte mais baixa do Jardim Luiza, consequentemente a que mais sofre com a vazão da água, terá a duplicação e aprofundamento de todos os canais já existentes. Uma intervenção moderna, baseada em estudos que demonstram sua eficácia.

Os novos empreendimentos que se instalarem nos bairros Jardim Luiza, Jardim Marcondes, Jardim Califórnia e toda a proximidade do Córrego Seco, deverão, obrigatoriamente, realizar serviços complementares de drenagem. Novas bocas de lobo também serão instaladas e ações educativas constantes vão auxiliar para um resultado ainda melhor, especialmente em áreas com rios e canais que desaguem na parte mais baixa.

Combate às Enchentes

Os serviços de microdrenagem, duplicação e aprofundamentos dos canais do Córrego Seco não estão sozinhos dentre as grandes obras de enfrentamento às enchentes. O represamento do Turi, na região central; a criação de três piscinões nos bairros Jardim Pitoresco, Jardim do Marquês e Parque dos Príncipes, na região leste; e a drenagem e canalização do Córrego do Tanquinho representam um somatório de esforços e recursos de diversas frentes no combate às enchentes, em Jacareí.

Legenda: Evento no Jardim Luiza marca assinatura da ordem de serviço, no Córrego Seco; Moradores da região comentam sobre o início das obras