Integração entre sistema de transporte público de Jacareí e Google Maps permite ao passageiro chegar no ponto momentos antes de o ônibus passar

Disponível em algumas capitais e em poucas cidades do país, o Google Maps conta com uma ferramenta exclusiva para quem usa o transporte público, e ela já está ativa em Jacareí. Trata-se de uma ferramenta que integra a capacidade do serviço online com os aparelhos de GPS (Global Positioning System) da frota do município. Desta forma, é possível saber, em tempo real, dados sobre toda a rede do sistema de transporte.

O serviço, totalmente gratuito, pode ser acessado por meio de celular, tablets, notebooks e desktop. No site Google Maps, basta selecionar a origem e o destino pretendido da viagem e, a seguir, escolher a opção transporte público. Logo aparecerá rotas sugeridas pela ferramenta e monitoramento do fluxo naquele exato momento.

“Tecnologia e segurança dentro e fora dos ônibus. É assim, fortalecendo as ferramentas que a gente permite que a população possa ter comodidade e chegar ao ponto na hora da viagem. É ter compromisso com a eficiência. São poucas cidades que contam com tantos recursos online quanto Jacareí”, explica Edinho Guedes, secretário de Mobilidade Urbana do município.

Informação e Tecnologia

Além da facilidade do Google Maps integrado à frota urbana, Jacareí tem outras importantes ferramentas de tecnologia que auxiliam as pessoas que usam o serviço público de transporte. Conheça, a seguir, mas detalhes sobre elas.

CittaMobbi – Disponível pelo sistema operacional Android e IOS, pode ser baixado gratuitamente nas lojas de aplicativo e no site do app (clique aqui). Nele, é possível saber os pontos mais próximos, quais linhas passam por determinado local, entre outros.

eOuve – É uma ouvidoria 24 horas. No eOuve, é possível abrir chamado sobre as linhas do transporte público da cidade, relatar falhas nos painéis eletrônicos, solicitar manutenção dos abrigos de ônibus, enviar denúncias ou sugestões em tempo real, e mais funções de fiscalização e sugestão.

O app eOuve é fácil de ser utilizado e pode ser baixado nas lojas de aplicativos de qualquer aparelho, como no Google Play, App Store e também funciona como site (clique aqui), para quem não quiser fazer download do app.

Site da JTU – A concessionária que presta serviço de transporte público também mantém tabelas de horários completas, com rotas, linhas e horários em seu site. Os dados estão disponíveis no site da JTU (clique aqui).

Painel Eletrônico – Já são seis painéis eletrônicos instalados em pontos de ônibus de grande movimento da cidade, permitindo acompanhar o horário que o ônibus vai chegar naquele local, por meio da tecnologia GPS. Eles estão nos pontos da Praça Conde Frontin, Praça do Rosário, Mercado Municipal, Rua Miguel Ésper, Fórum e Rua General Carneiro.

Demais contatos

Os canais tradicionais de telefone, por meio do 156, e via e-mail (clique aqui), direto com a Secretaria de Mobilidade Urbana, continuam funcionando normalmente.

Legenda: Tecnologias diversas estão disponíveis dentro e fora dos ônibus de Jacareí