Inscrições abertas: Semana Integrada do Meio Ambiente aborda desafios e soluções para resíduos sólidos com palestras e oficinas

Evento acontece entre os dias 7 e 11 de junho, com programação virtual. E no dia 5, o Dia Mundial do Meio Ambiente, terá programação especial da Fundação Cultural

 

Já estão abertas as inscrições da Semana Integrada do Meio Ambiente 2021, que tem como tema: “Resíduos Sólidos: Desafios e Soluções”. Os objetivos são fortalecer, validar e implementar o compromisso, as propostas e os diálogos realizados com diferentes atores e segmentos do governo, da sociedade civil, instituições escolares, organizações do terceiro setor, empresas e comércios, a partir dos desafios que a gestão compartilhada dos resíduos sólidos nos apresentam, atualmente, no município.

Todas as atividades que compõem a programação desejam trazer e apontar soluções, possibilidades e caminhos viáveis ambiental, social, econômica e culturalmente para a cidade e seus habitantes, considerando as características e especificidades de cada comunidade e região, contemplando também a educação ambiental formal e não formal, imprescindíveis para a conscientização e mudança de hábitos e atitudes de todos que vivem, trabalham e contribuem para a construção coletiva de uma Jacareí mais sustentável.

Os eventos da Semana Integrada do Meio Ambiente serão realizados de forma virtual, do dia 7 ao dia 11 de junho, das 19h30 às 21h, com palestras como:

 

  • Meio Ambiente e o Impacto dos Resíduos Sólidos
  • Gestão Compartilhada dos Resíduos Sólidos
  • Os Desafios dos Resíduos Sólidos
  • Resíduos Sólidos e Educação Ambiental nas Escolas
  • “Inclusão Socioprodutiva de Catadores”
  • “Resíduos Sólidos e Iniciativas na Educação Ambiental não Formal”

 

Ainda na mesma semana, de manhã e à tarde, serão ofertadas oficinas gravadas como geotinta, como fazer uma composteira doméstica, brinquedos recicláveis, reaproveitamento de alimentos, entre outros.

 

A inscrição pode ser feita pelo link: https://forms.gle/jqdJnjk2VoQVnpEy9

A programação completa (sujeita a alterações) está disponível em: www.jacarei.sp.gov.br/semana-do-meio-ambiente.

 

Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente será comemorado no próximo sábado (5). Para celebrar a data, a Fundação Cultural de Jacarehy (FCJ) preparou uma programação on-line que será disponibilizada no canal oficial do Youtube da instituição.

Às 13h, o projeto Ponto Verde no Mapa lançará três apresentações sobre o Viveiro Municipal: Coletiva Ponto Verde, Ecografia Fotodocumental e um Estudo Fotodocumental também.

O projeto do grupo Invento Coletivo consiste em um mapa infográfico, em que ilustrações foram feitas pelo artista plástico Raico Rafael, com benefício da LIC (Lei de Incentivo à Cultura), e incentivo da empresa Suzano.

Em seguida, às 14h, a websérie “Pensando diferentes os 4 elementos” será estreada. O produto audiovisual é uma realização do Daniel Paiva, da Moeté Filmes, com o benefício também da Lei de Incentivo à Cultura (LIC).

Contado em quatro episódios (Terra, Água, Ar e Fogo), a websérie mostra uma visão sobre a sociedade e o meio ambiente, abordando a relação do ser humano com a natureza e em sociedade, seus hábitos e novas formas de pensar e agir.  O Making Off, dividido em três partes, também será disponibilizado.

Às 19h, é a vez do clipe musical Ventania, gravado no Viveiro Municipal, embalar a noite do Dia Mundial do Meio Ambiente. A gravação com Eliane e Ricardo Pescara e Matt Honor é uma realização da Lei Aldir Blanc.

 

Legenda: Hotsite da Semana do Meio Ambiente já está no ar!