Início do ‘Plano São Paulo’ divide horários de estabelecimentos em dois turnos e limita permanência de pessoas no interior dos comércios

As novas medidas já começaram a ser aplicadas nesta segunda-feira (1º), em Jacareí

Na última sexta-feira (29), a Prefeitura de Jacareí publicou o Decreto com as medidas locais relacionadas ao ‘Plano São Paulo’, do Governo do Estado. O município, assim como toda a região do Vale do Paraíba, encontra-se na ‘Fase 2’ (laranja). Dessa forma, ficou autorizada a partir desta segunda-feira (1º de junho) a retomada gradativa das seguintes atividades: imobiliárias, concessionárias de automóveis, escritórios, comércios e serviços, shopping center e centros comerciais.

A retomada gradativa abrange horários e dias diferenciados de abertura nestes próximos 15 dias. São dois turnos de funcionamento. O primeiro, das 8h às 12h, será exclusivo para imobiliárias e escritórios. E à tarde, das 14h às 18h, será a vez das concessionárias, comércios e serviços, shopping center e centros comerciais.

Vale ressaltar que não haverá abertura destes estabelecimentos aos sábados, domingos e feriados. Deverá ser respeitada a limitação da permanência de pessoas a 20% (vinte por cento) da capacidade do estabelecimento, mesmo em áreas externas ou abertas, mediante distribuição de senhas e espera em local aberto. E o uso de máscaras segue obrigatório.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Jacareí, Carlos Amagai, a reabertura está sendo feita com muito cuidado e orientação. “Estamos alinhados com representantes do comércio, que estão tomando todos os cuidados possíveis. Com a colaboração de todos, esperamos avançar em breve para a retomada de outros segmentos”, pontua.

Suely Yoo, comerciante no segmento de vestuário, pontua estar satisfeita com essa medida. “Aprovo a iniciativa da reabertura aos poucos, por etapa, respeitando os padrões de segurança de distanciamento e higienização. Precisamos retomar nossas atividades com a prudência que esse período de pandemia pede”, disse.

Ação educativa – Na tarde desta segunda-feira (1), uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Jacareí, juntamente com agentes da Vigilância Sanitária, realizou uma ação educativa nos comércios do Centro e na região do Jacareí Shopping. O objetivo da abordagem nos estabelecimentos foi conscientizar os comerciantes sobre a retomada gradativa e a importância do respeito aos horários estabelecidos e aos procedimentos de segurança e higiene.

O Decreto Municipal pode ser acessado na íntegra no site da Prefeitura de Jacareí, por meio deste link.

Legenda: Retomada gradativa do comércio, no Centro de Jacareí, nesta segunda-feira (1)