Incubadora de Empresas de Jacareí promove capacitação para Micro e Pequenas Empresas

Com o objetivo de capacitar e apoiar as Micro e Pequenas Empresas (MPEs) de Jacareí, o CDTI (Centro de Desenvolvimento de Tecnologia e Inovação) – Incubadora de Jacareí, em parceria com a Prefeitura Municipal, Sebrae-SP, Centro Paula Souza, Ciesp, Sincomércio Jacareí, CIEE, Etec, Senac, Innovali e Contecc Contabilidade, dará início ao “Desenvolve Jacareí”. O projeto oferecerá 93 horas de atividades destinadas ao aprimoramento da gestão, estímulo à inovação e aumento de competitividade.

O projeto trará, a partir de julho, seis meses de palestras, workshops, oficinas e cursos com temas variados. As empresas passarão por um diagnóstico inicial e na sequência seguirão uma trilha de atividades abordando aspectos como marketing, finanças, indicadores, acesso a capital, gestão estratégica de vendas, contratação de funcionários e mercado internacional, além de participarem de Sessão e Rodada de Negócios do Ciesp.

Para o gerente da Incubadora de Jacareí, Marco Antonio de Faria, os principais objetivos do projeto são oferecer as ferramentas mais modernas de gestão para os empreendedores e fortalecer o CDTI como um polo de desenvolvimento das empresas de Jacareí. “Neste momento, as empresas precisam ‘arrumar a casa’ para poder crescer. O projeto trará uma série de atividades formatadas a partir das necessidades dos pequenos negócios, para que possam estar preparados para aproveitar as oportunidades do mercado”, comentou Faria.

O lançamento do projeto está marcado para o dia 23 de junho, no auditório da Secretaria de Educação de Jacareí (Rua Lamartine Delamare, 69, Centro), às 18h45min. Para participar, o empreendedor deve se inscrever gratuitamente pela internet.

Empreendedorismo em Jacareí – Atualmente, Jacareí tem 15.379 MPEs, segundo a Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa. Elas representam 87,8% de todas as empresas instaladas na cidade. Neste ano, houve aumento de 3,2% de MPEs em Jacareí, número superior aos acréscimos computados no estado de São Paulo (3%) e no Brasil (2,9%).

Em dez anos de atividades, a Incubadora de Jacareí já apoiou 78 empresas, oferecendo suporte para melhorar a gestão e criar produtos e serviços inovadores.

Atualmente, são 20 empresas incubadas, que têm à disposição espaço físico, energia elétrica, acesso à internet, sala de reuniões, auditório, segurança 24 horas, serviço de limpeza e suporte permanente, participando de eventos e consultorias. Além disso, os incubados participam de capacitações e eventos em todo o estado durante o ano.

(Willian Jordão/PMJ com informações do CDTI – Incubadora de Jacareí)