I Semana da Pessoa com Autismo reúne público de 350 pessoas

Cerca de 350 pessoas participaram nesta semana, de 04 a 06, da “I Semana da Pessoa com Autismo em Jacareí – É preciso conviver para conhecer! ”, promovida pela Secretaria Municipal de Educação em comemoração ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, dia 2 de abril”.

Foram realizadas várias atividades gratuitas para os todos os professores da rede e pessoas interessadas. Uma das palestras foi na última quarta-feira (04) com Fábio Oliveira, no EducaMais Jacareí, com o tema “Autismo e Educação, um caminho possível”, sobre o Histórico do Autismo.

Já na última quinta-feira (05) foram realizadas as palestras da pediatra Lúcia Helena Amato e da terapeuta ocupacional e psicopedagoga Renata Ceragioli, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, com os temas “O que é autismo” e “Enfoque clínico sobre a criança com Autismo”.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, a data serve para ajudar a conscientizar a população mundial sobre o Autismo, um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.

No Brasil, o Dia Mundial do Autismo é celebrado com palestras e eventos públicos que acontecem por várias cidades brasileiras. O objetivo é o mesmo em todo o lugar: ajudar a conscientizar e informar as pessoas sobre o que é o Autismo e como lidar com a doença. Nesta data, vários pontos turísticos do país são iluminados de azul, cor que simboliza o Autismo.

Autismo – O Autismo pertence a um grupo de doenças do desenvolvimento cerebral, conhecido por “Transtornos de Espectro Autista” – TEA. Os sintomas do autismo são: fobias, agressividade, dificuldades de aprendizagem, dificuldades de relacionamento, por exemplo.

Estiveram participando diretores, coordenadores, professores da rede municipal, estadual e particular, estagiários, pais e responsáveis de alunos com autismo. Foram realizadas ainda oficinas para professores, coordenadores e diretores da rede municipal, com o tema “Movimento X Autismo X Sala de aula” e “Direcionando os jogos no Desenvolvimento da Aprendizagem da criança autista”.

(Marta Fernandes/PMJ / fotos Alex Brito/PMJ)