Guarda Municipal de Jacareí inicia projeto com cães farejadores

Escutar áudio do texto

A Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão de Jacareí iniciou a implantação do Grupo de Operações com Cães (G.O.C.), com o objetivo de reforçar as ações de segurança no município. Nessa primeira fase, quatro guardas civis municipais passaram por treinamentos de técnica de emprego de cães em ações policiais, no canil da Força Aérea Brasileira e GCM de São Paulo.

Os agentes receberam capacitação para operar em atividades de busca e localização, farejamento e imobilização de suspeitos com o auxílio desses animais em ocorrências como controle de distúrbio civil, identificação de entorpecentes e localização de vítimas em desastres naturais. Os cães também terão papel importante nas ações de salvamento da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.

Sobre a iniciativa, o secretário de Segurança e Defesa do Cidadão, Rafael Júlio, comenta: “as atividades da Guarda Civil Municipal se expandem para atender a alta complexidade do trabalho na segurança pública de Jacareí, que agora tem como oportunidade o emprego de cães treinados para dar suporte em diversos tipos de ocorrências, aumentando a efetividade do trabalho de nossos agentes em múltiplos segmentos”.

Cães policiais

Incialmente o G.O.C vai contar com o auxílio de dois cães policiais.  As pastoras malinois Atena e Akira, de 6 meses de idade, já iniciaram seus processos de adestramento, trabalhando comandos básicos de ação e alinhamento de conduta com seus parceiros. “A integração entre cão e operador é de extrema importância para a boa execução das ações, por isto os animais desde cedo se relacionam com os guarda civis com os quais irão trabalhar”, avalia o Rafael Júlio.

Legenda: Equipe da GCM posa com as pastoras malinois