Guarda Municipal de Jacareí inicia formação de novos servidores

Nesta segunda-feira (19), a Guarda Municipal de Jacareí realizou a aula inaugural da primeira etapa de formação dos 30 novos servidores efetivos da corporação, que foram nomeados no mês passado para suprir o déficit de funcionários.

Foto1C_Aula_Inaugural_GuardasO primeiro módulo de formação, que terá duração de 40 dias, tem grade curricular focada nos princípios legais de atuação da guarda, abrangendo fundamentos jurídicos básicos na área administrativa, de cidadania e constitucionalidade.

A aula inaugural, realizada na Escola Agrícola de Jacareí, teve abertura do secretário de Segurança e Defesa do Cidadão, Paulo Henrique Domingues, e foi ministrada pelo professor de direito universitário, e também prefeito de Jacareí, Izaias Santana, que discursou conceitos base sobre segurança pública e o papel que a polícia administrativa exerce na cidade.

De acordo com o prefeito de Jacareí, “o foco da administração na Guarda Municipal parte do conjunto de três iniciativas importantes: ampliação do efetivo da guarda; construção de maior articulação com polícia civil e militar; além de preparar e estruturar a corporação para o novo estatuto nacional das Guardas Municipais. Por isso, formação dos novos integrantes será a ênfase da gestão”.

“Queremos que os nossos futuros Guardas Municipais estejam plenamente familiarizados com as normas vigentes, para serem, em primeiro lugar, um elemento agregador de pacificação social, sem prejuízo à plena habilitação e capacitação técnica para oferecer os melhores serviços ao cidadão jacareiense”, ressalta o secretário de Segurança e Defesa do Cidadão, Paulo Henrique Domingues.

Nomeação – No mês de maio, para suprir o déficit de funcionários, a Prefeitura nomeou 72 novos servidores para compor o quadro de efetivos da administração, entre as áreas abrangidas estão funcionários da Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão, como é o caso dos 30 novos Guardas Civis, além das áreas da Saúde, Educação, Assistência Social, Planejamento, Infraestrutura e Administração e Recursos Humanos.

(Guilherme Mendicelli/PMJ Foto: Cristina Reis/PMJ)