Guarda Civil participa do Desfile Cívico com novos integrantes

A Guarda Civil Municipal de Jacareí abrilhantou o Desfile Cívico da Independência na manhã da última quinta-feira (7), com os 30 novos integrantes da Corporação.

Os servidores, que concluíram as aulas teóricas para formação no último mês, desfilaram pela avenida Nove de Julho com nove viaturas ‘4 rodas’, que foram reparadas na atual administração, 14 motos e, ainda, outras duas viaturas e uma lancha utilizadas pela Defesa Civil que também integra a Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão.

André Luiz, um dos novos GCMs, que desfilou pela primeira vez, comentou sobre a emoção. “Depois de 3 meses de curso, grandes aprendizados e experiências, a sensação de desfilar representando esta instituição é imensurável. Ali era a primeira prova de união do ‘sangue azul’ e pela frente uma avenida lotada nos motivou ainda mais para vibrar, e mostrar que a Guarda Civil merece todo o respeito dentro do município”, disse.

Além dos novos guardas, a secretaria também foi representada pelos alunos que integram o Projeto Tocando o Futuro I e II que atende, atualmente, 90 crianças entre 9 e 14 anos, com dois núcleos no bairro Conjunto São Benedito e Bela Vista.

Histórico – A Guarda Civil Municipal foi criada no dia 31 de outubro de 1960 e neste ano completará 57 anos com um efetivo de 260 homens e mulheres. Exerce as funções de patrulhamento preventivo, ronda escolar e segurança dos prédios públicos.

Em maio deste ano, começou a exercer a atividade de patrulhamento preventivo

na Vizinhança Solidária, no bairro Jardim Califórnia, com o Programa do Guarda Amigo, que consiste na interação da patrulha com as lideranças comunitárias e os moradores do bairro.

A Guarda Civil promove ações preventivas, através de oficinas de esporte, iniciação musical, palestras preventivas nas escolas da rede municipal, inclusão digital e um trabalho com a melhor idade (Primeiros Acordes).

Já a Defesa Civil de Jacareí, criada em 1977, tem a missão de atender as demandas de calamidades públicas do município e orientações diárias aos solicitantes através do telefone 199, 24 horas por dia.

(Carolina Xavier/PMJ – Fotos: Alex Brito/PMJ)