Guarda Civil Municipal de Jacareí celebra 62 anos e recebe 196 coletes balísticos

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Segurança & Defesa do Cidadão, aproveitou a comemoração de aniversário de 62 anos da Guarda Civil Municipal (GCM), na manhã desta segunda-feira (31), para entregar 196 coletes balísticos para a corporação. A cerimônia contou com a presença de autoridades municipais e de cidades vizinha de Jacareí, representantes das Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e Tiro de Guerra, além de familiares do efetivo da GCM.

“Hoje, entramos na história com esta entrega de coletes para os profissionais da Segurança Pública”, destacou o secretário de Segurança & Defesa do Cidadão de Jacareí, Rafael Júlio, que aproveitou a oportunidade para agradecer os vereadores que destinaram emendas impositivas para a compra do equipamento.

A solenidade contou com várias homenagens aos guardas e com um breve ato ecumênico do Pastor Gomes e do pároco da Igreja Matriz Imaculada Conceição, Padre Eduardo Fraga.

História

A Guarda Civil de Jacareí é uma das mais antigas do Estado de São Paulo. Foi criada em 31 de outubro de 1960, por meio de lei municipal. Em 30 de junho de 1988, foi criada a Secretaria de Segurança de Jacareí, hoje denominada Secretaria de Segurança & Defesa do Cidadão, cuja estrutura engloba além da Guarda Civil Municipal, a Defesa Civil e o Procon.

Atualmente, a GCM conta com um efetivo de 222 guardas civis, sendo 195 homens e 27 mulheres. Tem viaturas de patrulhamento preventivo, no apoio dos órgãos da prefeitura, e viaturas especializadas como: GTAM (Grupamento Tático de Apoio Motorizada), Base Móvel, Ronda Escolar, Patrulha Maria da Penha, Patrulha Rural e ROMU (Ronda Ostensiva Municipal).

A Guarda Civil também conta com o Centro de Ações Preventivas, que desenvolve os programas Semeadores da Paz e Tocando o Futuro.

Legenda: Homenagens marcaram comemoração de aniversário da Guarda Civil Municipal de Jacareí