Guarda Civil de Jacareí comemora 57 anos de história

Hoje é dia de comemoração em Jacareí. Há exatos 57 anos nascia a Guarda Civil Municipal (GCM), por meio da Lei Municipal n° 587 em 31 de outubro de 1960, pelo então prefeito Antônio Nunes de Moraes Júnior.

Nesta terça-feira (31), às 10h, na sede da Guarda Civil Municipal, aconteceu a comemoração das mais de cinco décadas da corporação. Estiveram presentes o prefeito de Jacareí, Izaias Santana, o vice-prefeito, Edgard Sasaki, o secretário de Segurança e Defesa do Cidadão, Paulo Henrique Domingues, além de secretários municipais e vereadores.

Na ocasião, Izaias Santana destacou: “Comemoramos hoje os 57 anos de uma história de sucesso. A história de uma corporação que se envolve com os direitos mais elementares de uma cidade. Uma corporação sempre presente quando a população mais precisa. Uma corporação cuja função básica é garantir em todo o ambiente onde houver a prestação de serviços públicos, a segurança e a integridade das vidas e a proteção ao ser humano”.

O prefeito ainda destacou a relevância da corporação: “É impossível o poder público estar presente em todos os espaços do município e a Guarda Civil Municipal é dentre as diversas corporações da área de segurança pública, a que tem a função primária, pois ela chega primeiro, está presente nas escolas, nas unidades básicas de saúde, ou seja, a guarda é a principal corporação que garante um ambiente de segurança em nossa cidade”.

Poucas vezes em minha carreira de servidor público senti tamanho orgulho de tomar parte do plantio de uma semente cuja a colheita fosse tão esperada. A hora é de fazer história e um novo capítulo está sendo escrito e lhes asseguro que ano após ano nesta atual gestão, os avanços serão atingidos”, destacou o secretário de Segurança e Defesa do Cidadão, Paulo Henrique Domingues.

História – No início a corporação contava com dez integrantes que usavam bicicletas para se transportar entre as ruas da cidade: “A comunicação entre eles era feita através de duas luzes, uma vermelha e outra verde, localizadas no morro onde hoje fica a Estação de Tratamento de Água do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) ”, comenta Paulo Henrique. A luz verde indicava que a tranquilidade pairava na cidade, enquanto ao avistarem que a luz vermelha havia acendido, indicava que algo errado estava acontecendo e de pronto os integrantes seguiam em direção à sede e após, em direção ao problema para solucioná-lo.

De lá para cá, foram anos de inovação e comprometimento. Para 2018 está previsto o edital para que seja possível a implantação do COI (Centro de Operações Integradas), na cidade. A atual administração segue empenhada e trabalha atualmente no término do projeto técnico, que servirá de norte para as empresas interessadas em participar do processo licitatório

(Marcio Moura/PMJ – Cristina Reis/PMJ)