Grupo do Projeto “Renascente” se reúne para próxima etapa do programa

O grupo formado pelos parceiros do projeto Renascente se reuniu nesta quarta-feira (04) para discutir a próxima etapa do programa. O lançamento oficial pela Prefeitura de Jacareí foi no dia 22 de outubro (Dia do Rio Paraíba do Sul), em uma propriedade rural no bairro Parateí de Baixo, com o objetivo de proteger as nascentes e comemorar a data.
O coordenador do grupo e vice-prefeito Edgard Sasaki discutiu com a equipe sobre as 300 mudas que serão plantadas no local do projeto piloto de monitoramento de nascentes, além dos materiais necessários para dar andamento ao programa.
A iniciativa visa criar um instrumento de apoio à recuperação das nascentes da bacia do Rio Paraíba do Sul no município. Foi realizada na ocasião do lançamento, juntamente com o proprietário, a demarcação da área da bacia para o projeto. O início do plantio efetivo das mudas no local será a partir de novembro, período em que se prevê mais chuvas.
No dia do projeto piloto, Sasaki agradeceu a presença de todos os envolvidos. “Este é um trabalho que almejávamos, de proteção das nascentes. É a união de muitas entidades, neste plantio simbólico de seis mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, no entorno das nascentes”, destacou.
O desenvolvimento do projeto está sendo feito em parceria com as secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Diretoria de Agricultura e Abastecimento), SAAE, ONGs Ambientais entre outras, Clubes de Serviços como o Rotary Club, Corredor Ecológico Vale do Paraíba, Instituições de Ensino (FATEC- Faculdade de Tecnologia Jacareí e ETEC – Escola Técnica Estadual Cônego José Bento) além dos proprietários de áreas rurais onde se encontrem nascentes que necessitem de recuperação e proteção, sob a supervisão do CAJ – Comitê das Aguas em Jacareí.

(Marta Fernandes/PMJ-Fotos: Divulgação/PMJ)