Gripe H1N1: saiba quais são os sintomas e como se prevenir

Escutar áudio do texto

A Influenza, doença mais conhecida como gripe, é uma síndrome causada por vírus e apresenta como principais sintomas febre, calafrios, tremores, dores de cabeça, mialgia (dor muscular) e também sintomas respiratórios como tosse seca, dor de garganta e coriza. A gripe dura geralmente uma semana.

A transmissão dos vírus que causam a gripe é feita de pessoa para pessoa ao tossir, espirrar, aperto de mão, e também por meio indireto ao tocar com as mãos uma superfície contaminada e depois levar as mãos à boca, olhos e nariz.

O vírus do tipo A é o responsável pelas grandes pandemias e pode ser classificado em subtipos, como o H1N1 e o H3N2.

Durante o inverno é comum o aumento da ocorrência de doenças respiratórias como gripes e resfriados. O ar seco, a queda na temperatura e a concentração de pessoas em ambientes fechados favorecem a circulação de vários tipos de vírus que causam problemas respiratórios, como o H1N1.

De acordo com orientações da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Jacareí, as pessoas que procurarem as unidades de saúde do município com gripe devem informar os sintomas e, se possível, deixar de ir à escola e ao trabalho. As pessoas com sintomas da gripe também devem evitar aglomerações e locais fechados.

As grávidas, crianças, idosos e portadores de doenças crônicas são mais vulneráveis às complicações da gripe. A Vigilância orienta que as pessoas devem procurar se prevenir e adotar medidas para evitar a proliferação da gripe. Entre as principais medidas de prevenção estão lavar as mãos com frequência com água e sabão ou usar álcool em gel, manter uma boa alimentação e hábitos saudáveis e sempre manter a caderneta de vacinação atualizada.

De acordo com informações do Ministério da Saúde, no caso da gripe H1N1, cujos sintomas são os mesmos de uma gripe comum, o tratamento específico com o antiviral fosfato de oseltamivir (Tamiflu) é indicado apenas para pacientes graves ou com fatores de risco.

Segundo o Ministério da Saúde, a vacinação contra a gripe H1N1 é feita pelo Sistema Único de Saúde (SUS) desde 1999 a idosos e outros grupos mais vulneráveis da população. De acordo com o ministério, o Brasil segue as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e vacina grupos mais vulneráveis às complicações e às mortes causadas pelo vírus H1N1 como idosos, gestantes, doentes crônicos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, além de trabalhadores de saúde.

A campanha de vacinação contra o vírus H1N1 começa dia 30 de abril em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Para Jacareí, o Governo do Estado de São Paulo disponibilizou 41.904 doses. A meta é vacinar 80% do público-alvo.