Gincana da Educação leva “Cápsula do Saber” e prêmios para alunos da rede municipal

Na segunda-feira (12), foi finalizada a “Gincana ODS”, da Secretaria de Educação de Jacareí, com a premiação da primeira colocada, a EMEF Presbítero Mábito Shoji, no EducaMais Esperança. Para a grande vencedora foi preparado um dia com a “Cápsula do Saber” e contação de histórias.

O evento teve teatro sobre ODS e o “Show de Ciências” nas escolas, para as que ficaram entre o 2º e o 5º lugares. Tanto a Cápsula do Saber como o Show de Ciências são promovidos pelo cientista Will Namen. Foram cinco escolas finalistas, que arrecadaram, em uma das etapas da gincana, 1,1 tonelada de tampinhas para a Campanha Solidária (elas foram doadas para as ONGs de causa animal).

A gincana, que faz parte do Programa Jacareí Conect@ndo ODS, foi organizada por um Comitê, indicado pela Secretaria Municipal de Educação e equipe técnica da empresa Sol Práticas Educacionais. Envolveu toda a comunidade educacional, entre gestores, professores, funcionários, educandos etc.

O cientista Will Namem, que é o responsável pela empresa Sol Práticas Educacionais, também é físico, pesquisador formado pela USP e apresentador de programas de Ciências na TV. Tem como propósito ensinar e comunicar a ciência de forma descomplicada e descontraída.

Todas as escolas que aderiram ao evento também receberam um certificado de participação. A Gincana ODS foi composta por quatro desafios e iniciou em agosto deste ano, seguindo calendário estipulado pela Secretaria de Educação. Um dos critérios de pontuação foi o número de provas cumpridas.

Sustentabilidade

O objetivo da iniciativa é promover o desenvolvimento de atividades ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, como forma de difundir as melhores práticas no município. “Temos realizado, na prática, a cultura da sustentabilidade, classificando os ODS durante todo desenvolvimento da aprendizagem. É a Cultura ODS no chão da escola e dos respectivos territórios educativos”, destacou a secretária de Educação de Jacareí, Maria Thereza Ferreira Cyrino.

Legenda: As escolas vencedoras receberam a “Cápsula do Saber”