Gestantes terão ‘dia de beleza’ e som de violino em meio à natureza

Visita ao Viveiro Municipal e a maternidade, e ainda maquiagem, cabelo, manicure, além de som de violino em meio a natureza será a premiação do projeto “Amor sem Limites”, na próxima segunda-feira (3) para as gestantes da UMSF (Unidade Médica Saúde da Família) Parque Meia-Lua que aderiram ao atendimento de pré-natal.

Segundo a supervisora da UMSF Sheila Maria Ribeiro Félix, o objetivo é garantir uma gravidez saudável à mãe e ao filho das gestantes, auxiliá-las na quebra de tabus e fortalecimento do vínculo materno-infantil, oferecendo maior tranquilidade nessa fase importante da vida.

“A proposta é que as gestantes permitam expressar seus medos, anseios e expectativas, além de proporcionar troca de experiências, oferecendo um espaço de aprendizagem a todos da família e melhorando o conhecimento e as ações a serem desenvolvidas”, explica a supervisora.

Sheila destaca que foi feita uma análise da queda do número de gestantes que passam por atendimento odontológico e nutricional, ao serem encaminhadas, além de faltarem as consultas de pré-natal. “Resolvemos implantar o projeto, por ser de grande interesse as gestantes, estimulando a melhoria da qualidade do pré-natal e a assiduidade, proporcionando a diminuição da mortalidade materna e neonatal ”, enfatizou.

A programação da segunda (3) será: 8h30 – Café da Manhã, 9h – Penteado, Manicure e Ginástica – Área externa, 11h – Almoço na área de piquenique, 12h – Visita à Maternidade, 13h30 – Maquiagem/Troca de roupas, 14h30 – Sessão de fotos/ Música com violino – na Área externa, 15h30 – Lanche da tarde.

O projeto acontecerá em todas as primeiras segundas-feiras do mês, no Viveiro Municipal, proporcionando este dia para as gestantes. Será feita uma constante avaliação do grupo de gestantes com relação a oferta dos serviços, para a adesão ao atendimentos e eficiência das ações desenvolvidas.

“Levaremos em consideração as opiniões das usuárias e todos os profissionais envolvidos. Vamos reforçar e estruturar as parcerias para dar continuidade ao projeto”, destacou a supervisora, que conta com o apoio de toda a equipe da UMSF Parque Meia-Lua e dos profissionais voluntários do bairro.

O programa conta ainda com a parceria da Secretaria de Meio Ambiente, que cedeu o espaço do Viveiro Municipal para as atividades. O local vem passando por um processo de revitalização desde o início do ano.

(Marta Fernandes/PMJ – Fotos: Luiz Cepinho))