GCM de Jacareí promove evento para celebrar 62 anos de sua fundação

A Guarda Civil Municipal de Jacareí vai completar 62 anos no dia 31 de outubro. A data que marca a fundação de uma das guardas civis mais antigas do Estado de São Paulo, assim como ocorre há anos, não vai passar em branco. A Secretaria de Segurança de Defesa do Cidadão de Jacareí programou uma cerimônia para comemorar o aniversário da corporação. A solenidade, que terá início às 8h, na sede da GCM, deve reunir cerca de 200 pessoas, entre guardas civis (ativos e aposentados), e autoridades convidadas.

O secretário de Segurança e Defesa do Cidadão de Jacareí, Rafael Júlio, ressalta a importância da GCM para a municipalidade. “Essa instituição, composta por homens e mulheres que dedicam suas vidas a nos proteger, jacareienses, todos os dias, sob qualquer situação, merece todo respeito e admiração de nossa cidade”.

Ele destaca, também, as inovações que vêm sendo feitas na GCM, com o objetivo de torná-la mais eficiente e ativa na segurança pública do município, como a criação da primeira ROMU do Vale, a ampliação da Patrulha Ambiental e a implantação do COI.

Atualmente, a GCM conta com um efetivo de 222 guardas civis, sendo 195 homens e 27 mulheres. E, além de contribuir com as demais forças de segurança no trabalho de proteção aos cidadãos, a Guarda Civil de Jacareí desenvolve ações preventivas por meio dos projetos Semeadores da Paz e Tocando o Futuro.

História

A Guarda Civil de Jacareí foi criada em 31 de outubro de 1960, por meio da Lei Municipal N° 587. No início, contava com 10 integrantes, que usavam bicicletas no patrulhamento. A comunicação entre estes integrantes era feita por duas luzes, uma vermelha e outra verde, localizada na Vila Denise, onde hoje fica a Estação de Tratamento de Água Central do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto).

A luz verde indicava que a tranquilidade pairava na cidade e a luz vermelha indicava que algo errado estava acontecendo. Com o passar dos anos, o número de integrantes foi aumentando e a GCM começava a ter seus primeiros veículos: um jipe, logo após uma picape Ford 100 e um Fusca preto. Em meados de 1980, foram adquiridas as peruas Kombi que, por conta da cor azul e branca, fez a GCM ficar conhecida como Trovão Azul.

Em 30 de junho de 1988, por meio da Lei 4108, foi criada a Secretaria de Segurança de Jacareí, hoje denominada Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão, cuja estrutura engloba, além da Guarda Civil Municipal, a Defesa Civil e o Procon.

Legenda: Corporação de Jacareí é uma das mais antigas do Estado de São Paulo