Fundação Cultural tem programação dedicada ao folclore

Escutar áudio do texto

Eventos do fim de semana vêm para a valorização o folclore regional

A Fundação Cultural de Jacarehy (FCJ) preparou um fim de semana especial, com eventos folclóricos, para fechar o mês de agosto, também conhecido como Mês do Folclore.

Nos dias 26, 27 e 28, teremos contação de histórias com contos e causos da nossa cultura valeparaibana, um espetáculo teatral encenando personagens de lendas antigas jacareienses e, o tradicional Cortejo da Cobra Grande.

Confira abaixo os detalhes da programação:

Folclorize: lendas e causos

Para valorizar o folclore do Vale do Paraíba, o contador de histórias, César Guirão, apresenta a arte de contar histórias e contos populares no “Folclorize: lendas e causos”. O evento será nesta sexta-feira (26), às 19h30, no Museu de Antropologia do Vale do Paraíba (MAV).

Procissão das Almas

A fim de fazer com que as novas gerações conheçam as lendas populares e preservar nossa cultura, a Cia. Athus Humanus de Teatro apresenta o espetáculo teatral “Procissão das Almas”. O espetáculo traz personagens de histórias antigas performados numa encenação acompanhada de matracas, velas, cruzes e ladainhas. A peça acontecerá no sábado (27), às 20h, no MAV.

Cortejo da Cobra Grande

O grupo Batucaia, de pesquisa e brincante de maracatu e congada, traz mais uma vez o tradicional Cortejo da Cobra Grande, uma lembrança da lenda sobre como a fé e as orações a Imaculada Conceição, padroeira da cidade, acalmaram a grande cobra que desmoronava as margens do rio e espantava os moradores. A procissão seguirá o trajeto histórico original da lenda, sendo a concentração realizada na praça da Igreja Matriz, neste domingo (28), às 16h.

LOCAIS

MAV – Museu de Antropologia do Vale do Paraíba

Rua XV de Novembro, nº 143 – Centro

Praça da Igreja Matriz

Praça Padre Anchieta, nº 150 – Centro

Legenda: Cortejo da Cobra Grande realizado pelo Grupo Batucaia