Fundação Cultural premia mestres da cultura e celebra Folia de Reis

A Fundação Cultural de Jacarehy realizou na manhã do último domingo (08), a premiação do ‘Mestre Cultura Viva’ e a celebração de Folia de Reis com os grupos ‘A Caminho de Belém’ e ‘Filhos do Oriente’. O evento, que contou com a presença do prefeito Izaias Santana e do presidente da Fundação Cultural, Fabricius Stipp, foi realizado no Mercado Municipal.

Ao todo, cinco artistas de Jacareí receberam o certificado de Mestre Cultura Viva: Francisco Carlos de Brito Lima “Mestre Lima” da capoeira angola tradicional; a doceira Neusa Maria dos Santos Camargo; a seresteira Therezinha de Almeida Rodrigues; a artesã Rosilene Masiero e o berranteiro Jorge de Oliveira Freitas.

Estou muito honrada por estar entre as poucas pessoas selecionadas para receber o certificado de Mestre Cultura Viva”, declarou Rosilene Masiero.

A premiação Mestre Cultura Viva tem como objetivo reconhecer a atuação de mestres da tradição cultural de Jacareí, pessoas que contribuíram para o fortalecimento da identidade cultural da cidade. Os cinco selecionados receberam uma premiação em dinheiro, um certificado e uma placa de homenagem.

A ação está prevista no Plano Nacional de Cultura e atende às recomendações da Unesco sobre salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial decidido na Conferência de Paris.

(Diretoria de Jornalismo/PMJ)