Fundação Cultural inaugura o Salão de Artes de Jacareí

Escutar áudio do texto

O SAJA, com edição comemorativa ao Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, está exposto no Museu de Antropologia do Vale do Paraíba

Na última terça-feira (19), o MAV (Museu de Antropologia do Vale do Paraíba), abriu as portas para o SAJA 2022 – Salão de Artes de Jacareí. Depois de 25 anos, o concurso retorna ao município com uma edição comemorativa ao Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922.

Para a curadoria das obras que compõem a exposição, a Fundação Cultural de Jacarehy (FCJ) lançou em fevereiro deste ano, um edital de premiação, abrangendo as categorias de desenho, escultura, gravura, pintura e fotografia. Após o envio das produções, a comissão avaliadora selecionou os três primeiros lugares, definindo também, os demais contemplados.

Em 1º lugar, ganhou a obra Filé Chateubriand de Andiróba, do artista André Luiz Pinto dos Santos. Em segundo, a obra Zangão, de Pedro Cardoso Leão, foi contemplada. E, em terceiro lugar, foi selecionada A Pipa e o Cristo, do artista Douglas Reis. Além dos critérios técnicos, um dos principais requisitos avaliatórios do concurso era que as obras dialogassem com a  atualidade jacareiense e com os aspectos conceituais apresentados durante o movimento artístico de 1922.

Guilherme Mendicelli, presidente da FCJ, afirma o compromisso da instituição com a arte, enquanto órgão responsável pelas políticas públicas culturais do município. “Quando falamos do SAJA, falamos de um edital que trouxe motivação para novas criações artísticas em Jacareí. As obras falam da evolução do homem por meio da cultura e a exposição é um convite à conexão individual dos visitantes com essa experiência”.

A diretora de Cultura da instituição, Patrícia Cruz, reforça também que a edição de 2022 do concurso “deu uma roupagem nova ao salão, contemplando as novas linguagens artísticas”. E, Selma Fernandes, diretora de Patrimônio, pontua que a exposição, “pode despertar nos visitantes, novas perspectivas, facultando inclusive, as pesquisas na área da história da arte moderna brasileira”.

O SAJA 2022

Salão de Artes de Jacareí ficará exposto até janeiro de 2023, no MAV. A visitação pode ser feita de terça a sexta-feira, das 9h às 16h30 e, aos sábados, das 10h às 16h. O Museu de Antropologia do Vale do Paraíba está localizado na Rua XV de Novembro, nº 143, Centro.

Legenda: Visitantes na inauguração do SAJA 2022