
A Fundação Cultural de Jacarehy está divulgando as Oficinas Culturais descentralizadas do mês de março, no Ponto de Cultura “Ilê das Pretas”, no bairro Jardim Paraíso. O Ponto de Cultura ofertará cinco oficinas culturais na formação de literatura, cultura e novas tecnologias.
O ‘Renda-se às Palavras’ chega a Jacareí, para oferecer um ciclo de oficinas gratuitas voltadas para jovens interessados em explorar o potencial da leitura e da escrita, como motor criativo e profissional. O projeto é uma iniciativa que incentiva jovens a desenvolverem suas habilidades narrativas, e a enxergar a escrita como uma possibilidade de atuação no mercado cultural.
Ao longo de cinco encontros presenciais no Ilê das Pretas, a educadora e pesquisadora Jade Diniz, trará discussões e práticas sobre escrita criativa, literatura, acessibilidade na leitura, monetização da arte e o uso de ferramentas digitais – incluindo inteligência artificial – na produção cultural.
Com a participação da educadora Aline Ambrozio e atividades dinâmicas, as oficinas proporcionarão um espaço potente para troca de experiências e fortalecimento da cena cultural local e regional. Jade Diniz, proponente do projeto, faz o convite a todas as pessoas, em parceria com o Ilê das Pretas, para troca de conhecimento e experiências sobre as oportunidades ligadas ao mundo da leitura, escrita e literatura.
Este projeto foi beneficiado pela Lei Nacional Nº 14.399/2022 (Política Nacional Aldir Blanc – PNAB), e Edital 014/2024. Inscrições gratuitas aqui
Confira a programação:
08/03 (Sábado), às 10h – Oficina 1: Leitura e Escrita como Movimento A leitura é o ponto de partida para uma escrita forte e criativa! Vamos trabalhar técnicas para ler melhor, escrever com mais impacto e usar a cultura local como potência criativa.
15/03 (Sábado), às 10h – Oficina 2: Palavras têm Poder! A escrita vai além do papel: ela transforma, fortalece e dá voz! Vem aprender como usar palavras para contar histórias, impactar sua comunidade e ampliar seu alcance no mundo digital e cultural.
22/03 (Sábado) – Oficina 3: Narrativas Acessíveis e Sustentabilidade Cultural
10h- Vamos ver vozes, ouvir imagens e sonhar o futuro? com Aline Ambrozio. Descubra como acessibilizar projetos literários e culturais e prestigie produções de artistas Surdos e suas múltiplas dimensões expressivas e culturais.
13h – Transforme seu conhecimento em oportunidades! Sua escrita pode ser mais do que arte: pode ser profissão! Aprenda como é possível transformar sua vivência em projetos culturais sustentáveis.
29/03 (Sábado), às 10h – Oficina 4: Tecnologia, Arte e Cultura – Como Conectá-las? A tecnologia pode ser sua aliada na criação cultural! Nessa oficina vamos investigar como a inteligência artificial e outras ferramentas digitais podem impulsionar produções culturais e descubra novas formas de criar, divulgar e inovar no setor artístico-cultural.
Renda-se às Palavras é mais do que um projeto de formação; é um convite para que os jovens percebam o poder das palavras na construção de novas narrativas e possibilidades.
Local: Ilê das Pretas – Rua Alfio Cozzubo, 49 – Jardim Paraíso, Jacareí.
Crédito: Vitória Alves/Divulgação