Fundação Cultural de Jacarehy promove encontro com Mestres Cultura Viva

Museu de Antropologia do Vale do Paraíba reúne neste sábado (18), mestres de culturas tradicionais de Jacareí

O reconhecimento daqueles que têm como dom a propagação da cultura popular reforça a importância de se manter viva e potente as tradições da nossa gente.

Dessa forma, o prêmio ‘Mestre Cultura Viva de Jacareí’ tem justamente o objetivo de reconhecer que a atividade desenvolvida por esses propagadores não se trata apenas de um simples ofício, mas revela saberes e fazeres que valorizam as tradições orais cultivadas por gerações.

Mais do que isso, referenciar esses agentes culturais como mestres é uma forma de homenagear o trabalho de munícipes que tanto contribuíram e ainda colaboram para o fortalecimento da identidade cultural municipal e regional.

Neste sábado, 18, a Fundação Cultural de Jacarehy promoverá o ‘Encontro com Mestres Cultura Viva’. A partir das 15h, os visitantes do Museu de Antropologia do Vale do Paraíba (MAV) serão embalados pelos ritmos e cores da Folia de Reis, Dança de São Gonçalo e Catira.

Estarão presentes o Mestre Luiz Gonçalves, Mestre Jair Benedito e Mestre Sebastião, que irão compartilhar vivências e proporcionar uma tarde repleta dessas práticas culturais que envolvem música e fé popular.

A entrada para o encontro é gratuita e não é necessária inscrição antecipada. O MAV fica localizado na Rua XV de Novembro, 143 – Centro.

(Diretoria de Jornalismo/PMJ – Foto: Alex Brito/PMJ)