Fundação Cultural de Jacarehy abre mais de 700 vagas presenciais em oficinas culturais

Serão ofertadas 37 formações distribuídas em 14 locais diferentes, alcançando todas as regiões da cidade

A Fundação Cultural de Jacarehy (FCJ), a partir desta segunda-feira (18), abre inscrições para as oficinas culturais de 2022. São mais de 700 vagas oferecidas para diversas idades, distribuídas em 37 oficinas espalhadas em 14 locais, alcançando todas as regiões da cidade.

As 37 oficinas presenciais contam com a mentoria de profissionais e produtores culturais do município. As inscrições são exclusivamente on-line, gratuitas e podem ser realizadas neste link até o dia 29 de abril (última sexta-feira do mês).

As opções de formações abrangem diversos segmentos artísticos, incluindo música, literatura, dança, artes cênicas, artesanato, culturas populares e yoga. Para descentralizar as atividades, a FCJ contou com o apoio de entidades e coletivos sociais, como Fênix do Rio Comprido, CEJU, Cultura no Morro, ASPAD, CEPAC, Casa Viva Vida, Guri na Roça, entre outros.

Guilherme Mendicelli, presidente da FCJ, reforça a importância da convivência artística que as formações proporcionam. “Queremos dar oportunidades não só para a formação de novos talentos, mas também para a experiência da troca artística no ambiente das oficinas. Além disso, a descentralização foi pensada como ferramenta no combate às desigualdades sociais e ampliação do repertório cultural em todas as regiões”, pontua.

Vale ressaltar que, as oficinas terão início no próximo dia 9 de maio. Cada pessoa pode se inscrever em até três oficinas e, o requisito é apenas ter residência fixa em Jacareí.

Uma novidade deste ano de 2022, é que a FCJ, por meio da Diretoria de Cultura  lançou um novo formato de formações culturais, baseado em três modalidades:

MODALIDADE I – Oficina de Vivência: são oficinas cuja carga horária pode ser de, no mínimo, 3 horas totais, para realização durante eventos de curta duração conforme programação da FCJ.

MODALIDADE II – Oficinas de Experimentação: são oficinas com carga horária de até 104 horas com desenvolvimento programado para um ano letivo (cerca de 10 meses).

MODALIDADE III – Oficinas de Formação Continuada: são oficinas cujo objetivo é a formação de grupos de atuação artística e cultural no município, com carga horária anual de 104 horas, com desenvolvimento contínuo programado para, no mínimo, três anos.

Essa primeira leva de oficinas em 2022, são consideradas como Oficinas de Experimentação e são direcionadas a públicos específicos, como infantil (4 anos a 8 anos), infantojuvenil (9 anos a 12 anos), juvenil (13 anos a 18 anos), adulto (acima de 18 anos) e melhor idade (acima de 60 anos).

Patrícia Cruz, Diretora de Cultura da instituição, explica que, “com essas novas modalidades, a FCJ pretende ampliar a oferta de oficinas e trazer ao público oportunidade de contato com novas e diferentes linguagens das artes e da cultura”.

Confira abaixo as informações sobre datas, horários e locais:

Teatro Iniciação
Público: Adulto, Juvenil
Professora: Priscila Senegalho

Dias e horários: Terças-feiras, das 9h às 11h
Local: Associação Fênix do Pagador Andrade (R. Minas Gerais, 133 – Rio Comprido)

Dias e horários: Quartas-feiras, das 15h às 17h
Local: Educamais do Parque Meia Lua (R. Joaquim Machado Gomes Sobrinho, 151 – Parque Meia Lua)

Dias e horários: Quintas-feiras, das 13h30 às 15h30
Local: Guri na Roça (Av. Egídio Antônio Coimbra, 917 – Res. Parque dos Sinos)

_________________________________________________________________________________

Jazz Dance