
Cerca de 30 pessoas participaram de uma capacitação sobre a Brigada da Dengue nos Cemitérios de Jacareí, realizada na manhã desta terça-feira (29), no Cemitério Campo da Saudade, no bairro Avareí.
A atividade foi promovida pela Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, em parceria com a Diretoria de Vigilância em Saúde do Município.
A capacitação contou com a participação dos funcionários dos cemitérios municipais, funcionários dos LEVs (Locais de Entrega Voluntária), servidores da Secretaria de Infraestrutura, além de funcionários de empresas terceirizadas, pedreiros particulares e lavadores de túmulos e jazigos.
O objetivo foi orientar e treinar as equipes quanto à identificação, eliminação e manutenção das condições necessárias para evitar a formação de criadouros do Aedes aegypti, promovendo a incorporação dessas medidas à rotina de trabalho.
Cuidados com relação à prevenção da Dengue
A população também pode colaborar com os cuidados para evitar água parada nos cemitérios. Confira as orientações abaixo:
- Vasos de plantas devem estar furados;
- Não deixar pratos embaixo dos vasos;
- Retirar o papel celofane e plásticos dos vasos e buquês de flores, para que não acumulem água da chuva;
- Se utilizar flores artificiais, preencher com concreto ou areia até a borda do vaso e fazer furos no fundo;
- Aproveite e verifique a estrutura do túmulo – frestas podem se tornar criadouros do mosquito, quando há depósitos de água;
- Verifique se estruturas fixas, como estátuas e floreiros, estão com a drenagem da água da chuva adequada;
- Tome cuidado com objetos e materiais religiosos e de devoção, principalmente se tiverem potencial de acumular água.
