Final de semana traz eventos que marcam o Mês da Consciência Negra

FCJ oferece vivência de tambores no sábado (20) e no domingo será realizado encontro de capoeira e show no Parque da Cidade

A Agenda Cultural da Fundação Cultural de Jacarehy (FCJ) do mês de novembro marca o Mês da Consciência Negra. Neste próximo final de semana (20 e 21), em especial, as programações têm como objetivo valorizar a cultura negra e as identidades afro-brasileiras.

O grande destaque é o show Ubuntu: Do Semba à Liberdade, no dia 21, próximo domingo. O evento será presencial, a partir das 16h30 na concha acústica do Parque da Cidade. O espetáculo musical com nomes de artistas jacareienses apresenta canções que remetem à luta e a cultura do povo negro, além da apresentação cronologia da história brasileira, iniciando com a chegada do negro ao país, escravização e resistência quilombola, chegando até aos dias atuais.

A banda traz nomes como Tânia Reis, Raul Ribeiro, Murilo Cambuzano, Jonathas Alex, Renan Calvo, Denner Miranda, Alan Zanzini, Gilson Morais e Rodrigo Borges. Será realizada também intervenção artística com Mart Mendes, discotecagem com DJ Anacleto, samba de roda com Mestre Raimundinho e Crianças, roda de capoeira com Chilico e convidados, arte urbana com Batalha dos Trilhos e música com Mira Canción, Foltran, Patricia Toledo, Robinho.

O patrimônio e as culturas populares também serão celebrados com a vivência IJEXÁ: A linguagem dos tambores sagrados, ministrada pelo Mestre Cultura Viva Raymundo (Moringa), no sábado (20), às 15h, no museu. Os interessados devem levar um material alternativo que possa servir para auxílio como tambor, como bacia, galão de água vazio, panela, lata, por exemplo.

E, o Especial Capoeira Guerreiras da Periferia, levará capoeira para o Viveiro Municipal. A programação tem roda de conversa com a presença de Dani Kriola e Kraujah Muniz, dança afro com Jéssica Alcione, apresentação de Maria Conga com o contra mestre Aluandê, samba da malandragem com Amanda Bebiano, bate-lata com contra Mestre Baianinho, além da apresentação do Maltas da Capoeira, com o contra mestre Aluandê.

Os eventos serão gratuitos, aberto ao público com indicação livre para todas as idades. Mais informações e detalhes da programação estão disponíveis nos canais de comunicação da FCJ, como site, Instagram e Facebook.

Legenda: Concha Acústica do Parque da Cidade (Av. Eng. Davi Lino)