Festival que celebra o “Dia Nacional da Consciência Negra” acontece em Jacareí

Escutar áudio do texto

Neste mês de novembro, a Prefeitura Municipal de Jacareí, Fundação Cultural de Jacarehy – José Maria de Abreu, e a Subsecretaria de Igualdade e de Direitos Humanos, apresentam uma programação especial dedicada ao “Dia Nacional da Consciência Negra”, comemorado nesta segunda (20). 

Em destaque temos o show da Banda Sinfônica Jovem de Jacareí e Cantoras Afro e show de Simoninha com a Banda Baixo Augusta. Simoninha é músico, intérprete, compositor, produtor e diretor musical. Wilson Simoninha é filho de um dos maiores artistas de nosso país, Wilson Simonal e traz em sua bagagem uma vida de experiência musical que irá compartilhar no evento. 

O Festival da Consciência Negra proporcionará à população uma programação especial com shows, cultura popular, intervenções artísticas, rodas de samba, além da presença de 70 expositores, oferecendo uma ampla variedade de gastronomia e artesanato.

Em reconhecimento à importância de refletir sobre nosso passado, a programação para o próximo domingo (19) e segunda-feira (20), a partir das 14h, oferecerá dois dias de celebração repletos de apresentações especiais no Pátio dos Trilhos, localizado na Praça Raul Chaves, 531 – Jardim Pereira do Amparo, em Jacareí, SP.

É relevante destacar que todas as atrações são gratuitas. 

Guilherme Mendicelli, Presidente da Fundação Cultural, afirma: “Mais do que um compromisso dessa gestão, a pauta principal é a luta pela igualdade racial. Pela reparação social, pelo espaço e pela equidade.” “É um compromisso da sociedade como um todo e precisamos nos unir. Lembrar dessa data e celebrar o ‘Dia da Consciência Negra’ é só mais uma das ações que temos o dever de acompanhar todos os dias, por um mundo mais justo e igualitário.”, pontua ele. 

Sobre a data – A data remete ao falecimento de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, em 20 de novembro de 1695. Na década de 1970, o Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial reivindicava a valorização de um símbolo histórico nacional, negando a antiga data comemorativa de 13 de maio, abolição da escravatura, visto que não houve apoio ou assistência aos negros libertos na época.

A celebração do Dia da Consciência Negra – Tem como propósito promover a reflexão sobre a importância da cultura afro-brasileira e valorizar a contribuição dos negros para a formação da sociedade brasileira, além de conscientizar a população sobre a necessidade de combater o racismo em todas as suas formas e promover a igualdade racial.

Editais Culturais – Durante todo ano a Fundação Cultural está empenhada em ações de estímulo e valorização das culturas afro-brasileiras. Inclusive, esse ano, tivemos em destaque o lançamento do Edital de Promoção e Preservação da Cultura Afro-Brasileira, que teve seu resultado publicado neste mês de novembro. 

Este visa selecionar e fomentar projetos voltados à Cultura Negra, por meio de subsídio, apresentados por artistas, grupos e coletivos. Reconhecendo a contribuição e importância da cultura negra para a formação de nossa sociedade, em especial para a cultura. Assim, a Fundação Cultural de Jacarehy procura, por meio deste edital e de outras ações, reconhecer a cultura negra como indispensável para as atividades e projetos do município de Jacareí.

Confira a programação completa abaixo:

Domingo (19)

           ●  8h30: 2º Campeonato de Judô – Taça Paulo Graça – Educamais São João 

● 14h: Samba Amassa Barro e Mestre Aluandê apresentam: Samba de Caboclo

● 15h: Samba de Terreiro com Dani Kriola

● 16h: Apresentação do Projeto Vertentes do Samba

● 19h: Banda Sinfônica Jovem de Jacareí e Cantoras Afro apresentam: “Nossa Consciência Canta” com as cantoras: Tânia Reis, Sand Costa e Terezinha. Regência: Mauro Bueno Jr. e Produção Musical: Cleverson Teixeira

● 20h: Dj Paul com o melhor da Black Music

Segunda (20)

● 14h: Apresentação movimento Consciência Negra. Samba Amassa Barro Apresenta: Samba de Roda, Maculelê, com Mestre Sampaio e Mestre aluandê

● 15h: Apresentação lírica: A Ópera e a Cultura Afro

● 16h: Samba com Thiago Leal

● 19h: Apresentação Bloco Capivara Neon

● 19h30: Show com Simoninha e Banda do Bloco do Baixo Augusta

Serviço

Devido ao alto fluxo de pessoas durante o evento que será realizado no “Dia da Consciência Negra”, informamos aos motoristas que a Rua Cônego José Bento estará interditada nos dias (19 e 20). É recomendado utilizar rota alternativa pela Rua Rui Barbosa e Rua Barão de Jacareí. 

Legenda: Divulgação/ Festival Consciência Negra


LEIA MAIS