Festival Maria Callas une amantes de música lírica em final emocionante

Escutar áudio do texto

Os amantes de música lírica presentes no auditório da Secretaria de Educação, na última quinta-feira (12), foram presenteados com uma emocionante final.

A primeira colocação feminina ficou com a soprano Maria Belen Rivarola, seguida por Laura Duarte e Jessica Leão. O masculino ficou com Willian Donizetti e Erick Souza. O prêmio especial de público ficou com Laura Duarte. Jessica Leão ficou com o prêmio de ópera Manaus  e os prêmios especiais Sarzana – Itália ficaram com o tenor Rafael Stein e com a soprano Giulia Moura.

A seletiva fez parte do Festival Maria Callas, que teve seu início no último final de semana, em São Paulo. As eliminatórias aconteceram de 7 a 10, no Teatro Sergio Cardoso. As semifinais e finais em Jacareí, de 11 a 13 de abril, no auditório da Secretaria de Educação.

Nomes como Sabino Lenoci (Itália), José Velasco (Espanha) e Richard Martet (França), além de nomes da cena lírica internacional irão compor o júri do concurso.

Premiação – Os prêmios aos vencedores serão feitos em dinheiro (de R$ 2 mil a R$5 mil) e papéis na temporada 2018 da Associação Amigos Teatro Lírico de Equipe.

Maria Callas – Maria Callas foi uma soprano grega, considerada a maior celebridade da ópera do século XX e a maior cantora de todos os tempos. Os críticos elogiavam sua técnica bel canto, sua voz de grande alcance e suas interpretações de profunda análise psicológica, caráteres que levaram-na a ser saudada como La Divina. Seu tipo vocal era classificado como o raríssimo soprano absoluto. Seu repertório, por sua vez, variava de ópera-séria clássica para as óperas bel canto de Donizetti, de Bellini e de Rossini e, ainda, para as obras de Verdi, de Puccini e de Wagner.

(Victor Copola/PMJ – Foto: Luiz Cepinho/ FCJ)