Festival Cantautoras do Vale 2026 abre inscrições para ‘Edição Competitiva’

Escutar áudio do texto

A Fundação Cultural de Jacarehy, em parceria com o programa cultural Cantautoras do Vale, abriu inscrições para o 2º Festival Cantautoras do Vale – Edição Competitiva. O evento será realizado no dia 27 de maio, na Sala Mário Lago, em Jacareí.

A iniciativa busca valorizar, difundir e fortalecer a música autoral feminina no Vale do Paraíba, com foco na ampliação da visibilidade de mulheres compositoras e no incentivo à diversidade artística.

Inscrições e participação
Podem participar cantoras e compositoras, cis ou trans, maiores de 18 anos e residentes na região. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 13 de maio, por meio de formulário online, com envio de música autoral, vídeo de apresentação e demais materiais previstos em regulamento.

Serão selecionadas oito cantautoras para a fase final. As artistas participarão de todas as etapas do festival, que incluem ensaios com banda de apoio profissional, captação de conteúdo audiovisual e apresentação ao vivo. Durante o evento, cada participante apresentará uma música autoral.

Premiação e proposta cultural
A apresentação final contará com avaliação de júri técnico e voto popular. O festival premiará duas participantes nas categorias Melhor Música e Melhor Letra, com R$ 1 mil para cada vencedora.

Além do caráter competitivo, o projeto prevê ações voltadas à valorização da memória cultural local, com homenagens a compositoras da região. A proposta reforça o compromisso com a preservação e a difusão da produção artística feminina.