Festas com centenas de pessoas foram interrompidas no fim de semana em Jacareí

Durante operação na madrugada de sábado para domingo (27), equipes da Vigilância em Saúde e Guarda Civil Municipal de Jacareí realizaram operação de repreensão a grandes festas e eventos. Na primeira ação, em uma chácara no bairro Santo Antônio da Boa Vista, foram abordadas cerca de 40 pessoas em três veículos equipados com “paredões de som”, que causavam perturbação sonora à vizinhança local. Os responsáveis foram orientados e autuados por não cumprirem as regras do Plano São Paulo de combate à pandemia.

Posteriormente, numa casa de eventos na região do Varadouro, foram encontradas mais de 250 pessoas em uma festa, onde participantes e organizadores não utilizavam máscaras em um espaço fechado. No terceiro local, também do Varadouro, outros 200 participantes aglomeravam sem utilização de máscaras, com um veículo equipado com “paredão de som”. Os organizadores destes eventos foram autuados e conduzidos à Delegacia de Investigações Gerais da Polícia Civil, sendo representados por infringir determinação do Poder Público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa. Os estabelecimentos em que foram realizadas as festas também foram interditados pela Vigilância em Saúde de Jacareí.

Punições Severas

Segundo o secretário municipal de Segurança e Defesa do Cidadão, Rafael Júlio, as ações de repreensão a aglomerações e ‘fluxos’ acontecem frequentemente. “Infelizmente, as equipes de fiscalização têm encontrado diversas ocorrências por toda a cidade. Neste fim de semana, conseguimos interromper duas grandes festas que resultaram em punições severas aos responsáveis. Reforço nosso pedido aos jacareienses que não participem e promovam este tipo de evento enquanto não existir liberação dos órgãos de saúde”, destacou.