Feira do Bolinho Caipira 2022: evento oferece três dias de programação gratuita para toda a população

Com 18 entidades beneficentes e atrações culturais, a festa tradicional de salvaguarda do patrimônio começa nesta sexta-feira (19) e vai até o próximo domingo (22)

Neste próximo fim de semana, nos dias 19, 20 e 21 de agosto, será realizada a Feira do Bolinho Caipira 2022, no Parque da Cidade de Jacareí. O evento é uma realização da Fundação Cultural de Jacarehy (FCJ) e Prefeitura Municipal, e consolida a agenda cultural do mês de agosto, dedicada ao Patrimônio.

Neste ano, a festa vem com uma programação diversa e gratuita para toda a população. Guilherme Mendicelli, presidente da FCJ, reforça que a Feira do Bolinho é uma ação de salvaguarda do Patrimônio Imaterial, que consegue integrar várias ações em prol da nossa cidade. “Serão três dias de festa que irão valorizar o bolinho, ajudar entidades, reforçar nossa identidade e cultura popular e, principalmente, ser uma experiência festiva para toda a população”, afirma Mendicelli.

Como nas versões anteriores da festa, a venda do bolinho será em prol das entidades beneficentes da cidade. Neste ano, participarão 18 entidades habilitadas via edital de credenciamento público. Cada barraca irá vender o tradicional Bolinho Caipira, com farinha branca e recheio de linguiça, pelo valor de R$ 2,50. Além de uma segunda opção de receita, à escolha das entidades. Durante os dias do evento, a venda será realizada das 14h às 22h.

Atrações

Na sexta-feira (19), a abertura do evento será com a banda de forró Kanaviá. Já no sábado (20), a partir das 16h, teremos o encontro de grupos de culturas populares da cidade, como o Maculelê, premiação dos Mestres Cultura Viva 2022, lenda da Cobra Grande e Catira. A noite, às 20h, será a vez do show dos artistas Tuia e Guarabyra, uma realização do prêmio Tradição SP, do programa Juntos Pela Cultura, do Governo do Estado.

No domingo (21), a festa recebe na parte da manhã o Encontro dos Amigos do Fusca, a partir das 9h e o show em tributo ao grupo Mamonas Assassinas, com a banda Pelados em Sanja, às 10h. Na parte da tarde, às 14h, o grupo de teatro Trupe do Fuxico apresenta o espetáculo “Funúncia e Funúncióvisk” e, em seguida, às 16h, será realizada a apresentação do Prêmio Viola Jacareí. E, o encerramento da programação será às 20h, com a dupla de sertanejo universitário Talis e Welinton.

Parque da Cidade

Pela primeira vez, o evento ganha mais espaço e além do estacionamento do Parque da Cidade, a festa será realizada dentro do parque, com destaque para a apresentação de todos os shows no Palco Principal e acesso aos banheiros públicos.

No dia 19, a partir das 15h, o acesso ao local será apenas pela entrada e saída do evento e o Parque continuará fechando normalmente, às 22h. Para controle e organização do espaço, não será autorizada a entrada de latinhas de alumínio e recipientes de vidro, também não é permitido fumar no interior do Parque.

Trânsito e Estacionamento

Entre os dias 17 a 22 de agosto, o bolsão do estacionamento do Parque da Cidade estará fechado. No dia 21, a Avenida Davi Lino estará fechada completamente, das 7h às 14h e todas as linhas de ônibus farão o itinerário pela Rua Campos Sales, sentido R. Miguel Esper. Nos demais dias, a circulação do transporte público não sofrerá alteração.

Já o estacionamento na lateral do Parque será permitido entre os dias 17 a 22, até às 12h. Vale ressaltar também que, é recomendado que estacione nas ruas próximas, nos bairros ao redor e, os estacionamentos privativos ao redor do local estarão funcionando durante os dias do evento.

Mais informações sobre a Feira do Bolinho Caipira 2022 estarão disponíveis nos canais oficiais de comunicação da FCJ.

Legendas: Registros da Feira do Bolinho Caipira 2021, no sistema Pegue e Leve, ainda na pandemia