FCJ oferece diversas formações culturais em maio

Parceria com Pontos MIS e POIESIS compõe parte da agenda cultural do mês

Compondo a Agenda Cultural do mês de maio, a Fundação Cultural de Jacarehy (FCJ) firmou parceria com o Pontos MIS, um programa de formação e difusão cultural com atuação em todo Estado de São Paulo e, com a POIESIS (Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura). Ao longo do mês, rodas de conversas e oficinas serão oferecidas gratuitamente em ambiente on-line.

Guilherme Mendicelli, presidente da FCJ, pontua o compromisso da instituição com as formações culturais. “As parcerias com os programas de fomento e difusão cultural como o Pontos MIS e POIESIS reforçam a nossa atuação e compromisso com as formações culturais. Queremos que a cultura de Jacareí esteja cada vez mais fortalecida com acesso, oportunidades, estímulo ao desenvolvimento e especialização”, disse.

Pontos MIS – Dentro da programação do Pontos MIS, no último sábado (15), o filme ‘O Beijo da Mulher Aranha’ foi debatido com Simone Zuccolotto, jornalista, diretora, roteirista e crítica de cinema. Além da mediação da cineclubista da SPcine, Michelle Britto e a mediação do cineasta Bruno Cucio. Vale lembrar que, os encontros audiovisuais são transmitidos pelo canal oficial do Youtube do Pontos MIS.

No dia 22, o bate-papo será em torno do filme ‘Carandiru’, com Dr. Drauzio Varella, médico, cientista e escritor e, Keila Pereira, cineclubista da SPcine. A mediação será de Giuliana Monteiro, roteirista, diretora e mestre pela NYU, Tisch School of the Arts. Já no dia 29, a atriz e diretora Bárbara Paz irá trazer uma reflexão do filme ‘Alguém tem que ouvir o coração e dizer: Parou ‘, também com mediação de Giuliana Monteiro.

Serão oferecidas também duas oficinas. A primeira, de 17 a 22 de maio, abordará a introdução à linguagem fotográfica, com Melissa SzymanskiOs interessados podem se inscrever nesta plataforma. E, de 22 a 24 deste mês, a formação cultural será sobre linguagem do roteiro, com Daniela Smith (as inscrições serão disponibilizadas em breve).

POIESIS – As formações culturais oferecidas pela POIESIS reforçam também a parceria da FCJ com o Governo do Estado, via Programa Oficinas Culturais da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa. As inscrições para essa programação devem ser feitas diretamente pelo site do programa.

Confira abaixo mais detalhes da programação dos dois programas. Para outras informações acesse o site do Pontos MIS e da POIESIS.

PONTOS MIS

17 a 21 de maio
14h: Introdução à Linguagem Fotográfica, com Melissa Szymanski
Com duração de duas horas, a oficina oferecerá um panorama sobre a linguagem fotográfica e uma introdução à História da fotografia e principais expoentes. O participante poderá escolher o dia da semana que assistirá à aula pelo Zoon, sempre às 14h.
Faça sua inscrição por aqui.

22 de maio
18h: Bate-papo de Cinema Pontos MIS | Mostra Babenco – Carandiru
Bate-papo ao vivo com Dr. Drauzio Varella (médico, cientista e escritor) e Keila Pereira (cineclubista da Spcine) e mediação de Giuliana Monteiro (roteirista, diretora e mestre pela NYU, Tisch School of the Arts).
Transmissão: Canal do MIS no Youtube

24 a 28 de maio
14h: Introdução à Linguagem do Roteiro, com Daniela Smith
Com duração de duas horas, a oficina oferecerá um panorama sobre a linguagem do roteiro cinematográfico e uma a aspectos de análise de filmes. O participante poderá escolher o dia da semana que assistirá à aula, sempre às 14h.
Inscrições abertas em breve.

29 de maio
18h: Bate-papo de Cinema Pontos MIS | Mostra Babenco – Alguém tem que ouvir o coração e dizer: Parou
Bate-papo ao vivo com Bárbara Paz (atriz, diretora e produtora) e mediação de Giuliana Monteiro (roteirista, diretora e mestre pela NYU, Tisch School of the Arts).
Transmissão:
 Canal do MIS no Youtube
Classificação: 14 anos

POIESIS

Oficina: [MULTIPLICA] – Teatro Lambe-lambe de sombras
Dia: 17, 19, 24 e 26 de maio
Classificação: 16 anos

Oficina: A nova sonoplastia – A Criatividade da Produção Cultural Sonora com Economia Criativa
Dia: 17, 19, 24 e 26 de maio

Oficina: A Nova Mulher De Grete Stern
Dia: 17 de maio
Classificação: 16 anos