FCJ lança projeto on-line para valorização do acervo cultural e histórico do município

Escutar áudio do texto

Neste mês de abril, marcado pelos 369 anos de Jacareí, a Fundação Cultural de Jacarehy (FCJ), por meio da Diretoria de Patrimônio, lança o projeto Patrimônio em Foco com o intuito de promover e valorizar o acervo cultural e histórico jacareiense.

A proposta on-line consiste em postagens semanais nas páginas oficiais do Facebook e Instagram da instituição. As divulgações reúnem informações e documentos sobre as pesquisas do Arquivo Público Municipal, Museu de Antropologia do Vale do Paraíba (MAV) e Arqueologia.

Segundo Selma Fernandes, Diretora de Patrimônio, o projeto visa, juntamente com outras ações educativas que já vêm sendo promovidas, “despertar a curiosidade e difundir cada vez o rico acervo arquivístico, museológico e arqueológico de nossa cidade”.

Lançamento

A primeira divulgação são as imagens dos cachimbos da coleção de Arqueologia. Os objetos de cerâmica são pertencentes ao grupo Aratu, recuperado em escavações do Sítio Arqueológico Light em 2000. Além do cachimbo, foi recuperada também uma grande quantidade de material cerâmico como potes, tigelas e urnas funerárias, produzidos através do acordelamento, técnica da cerâmica sem decoração.