FCJ abre inscrições para Oficinas Culturais de 2024  

Escutar áudio do texto

Oportunidades incluem Oficinas em áreas diversas, como: yoga, canto coral, beatmaker, DJ, danças urbanas, bordado, cinema e violão. Inscrições até dia 28/02, vagas gratuitas e limitadas. 

A Fundação Cultural de Jacareí anuncia a abertura das inscrições para o Programa de Formação Cultural de 2024, com mais de 1800 oportunidades em 18 espaços culturais e 17 bairros que  incluem o EducaMais Meia Lua, Sala Mário Lago, Centro da Juventude, Viveiro Municipal, ASPAD, CEPAC, Guri na Roça, Casa Viva Vida, Viva Boa Vista, Associação Fênix Rio Comprido, entre outros.

Serão oficinas de  diversas áreas e linguagens para os interessados  em atividades artísticas, culturais e bem-estar, como: yoga, canto coral, beatmaker, DJ, danças urbanas, bordado, cinema, teatro e violão.

As inscrições ficarão abertas no período de 21/02 a 28/02 em todas as modalidades oferecidas com vagas limitadas. O link de inscrição estará disponível no site da fundação cultural: https://fundacaocultural.com.br/ e instagram:@culturajacarei.

As inscrições devem ser feitas por meio do preenchimento de um formulário no google forms com informação para cada modalidade de oficina oferecida, que estão divididas na modalidade Oficinas de Yoga e Formação Cultural; Formação Experimental ou Cursos Livres. 

As políticas públicas culturais desempenham um papel fundamental na promoção da diversidade e na formação de novos talentos artísticos. Segundo a Diretora de Cultura, Patrícia Cruz, “Em 2024, as Oficinas Culturais da Fundação assumem um papel ainda mais significativo nesse cenário. A expansão do Programa de Formação Cultural, com aumento do número de vagas e diversificação das temáticas das oficinas, proporciona um ambiente enriquecedor de aprendizado e inspiração, contribuindo para a formação de uma comunidade culturalmente vibrante”.

Além disso, a descentralização das oficinas culturais é essencial para garantir o acesso equitativo à cultura em diferentes regiões. Como destacado pelo Presidente da Fundação Cultural de Jacarehy, Guilherme Mendicelli: “O compromisso da fundação cultural é de ampliar e refletir a expansão dessas oficinas. Essa política demonstra um esforço concentrado na promoção e difusão cultural, reconhecendo a importância da cultura como um vetor de inclusão social e desenvolvimento humano”.

Nesse contexto, uma das novidades do programa de formação é a ampliação da oferta das oficinas de yoga, que ressalta não apenas o compromisso com a promoção da cultura de paz e bem-estar, mas também a compreensão de que a cultura vai além das expressões artísticas tradicionais. O yoga é uma ferramenta eficaz para promover o equilíbrio emocional e físico, contribuindo para a construção de uma sociedade mais saudável e harmoniosa.

Oficinas oferecidas: 

Yoga

Este ano, a Fundação Cultural terá mais de 20 oficinas de Yoga, abertas a participantes de todos os níveis de experiência. Sob a orientação de instrutores qualificados, as oficinas visam proporcionar uma jornada de autoconhecimento, equilíbrio e conexão mente-corpo. Além dos benefícios físicos, o Yoga oferece uma oportunidade única para a promoção da cultura de paz, nutrindo a mente e promovendo a tranquilidade, a empatia e a harmonia interior.

As inscrições para as oficinas de Yoga já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 28 de fevereiro por meio do link: https://forms.gle/JX2fBDbrML5YrrJ67. As vagas são limitadas.

As oficinas acontecerão em diversos locais de Jacareí, incluindo EducaMais Meia Lua, Sala Mário Lago, Centro da Juventude, Viveiro Municipal e Associação Fênix Rio Comprido.

Formação Cultural 

Formações Experimentais

O Programa de Formação Cultural de 2024 oferece duas modalidades distintas: as formações experimentais e os cursos livres. As formações experimentais proporcionam experimentação, incentivando a criatividade e o pensamento inovador. Os participantes terão a oportunidade de explorar novas técnicas e abordagens artísticas em áreas como bordado, capoeira, canto coral para o público 60+, teatro, violão, beatmaker, DJ, danças urbanas, mandala, escrita de memórias, crônicas e contos.

As inscrições para essas oficinas podem ser feitas em: https://forms.gle/ydwxY7qXzYeJwrXP9 entre os dias 21/02 a 28/02.

As oficinas são gratuitas e acontecem em diferentes lugares de Jacareí, confira no formulário de inscrição.

Cursos Livres

Para aqueles que preferem uma abordagem mais estruturada e aprofundada, os cursos livres em Cinema, Teatro e Violão são a escolha ideal. Sob a orientação de professores qualificados e experientes, os participantes terão a oportunidade de aprimorar suas habilidades e conhecimentos em áreas específicas das artes.

As inscrições podem ser realizadas em: https://forms.gle/7CgJUUXLhAJALy1o6 O período de inscrições é de 21/02 a 28/02.

Inscrições Abertas e Locais das Oficinas

As inscrições para as oficinas de Yoga já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 28 de fevereiro através do link: https://forms.gle/JX2fBDbrML5YrrJ67. As vagas são limitadas.

As inscrições para as formações experimentais podem ser feitas em: https://forms.gle/ydwxY7qXzYeJwrXP9 entre os dias 21/02 a 28/02.

As inscrições para os Cursos Livres podem ser realizadas em: https://forms.gle/7CgJUUXLhAJALy1o6O período de inscrições é de 21/02 a 28/02.

Para mais informações sobre as oficinas de Yoga e o programa de Formação Cultural, bem como para se inscrever nos cursos e oficinas, visite os links de inscrição fornecidos ou entre em contato com a Fundação Cultural de Jacarehy no email: [email protected].


LEIA MAIS