Exposições resgatam memória da cidade

Escutar áudio do texto

A história de Jacareí é tema de três exposições, que podem ser vistas no Pátio dos Trilhos (região central) até o dia 20 de abril.

A exposição “Indústrias de Jacareí” resgata a história da industrialização no município, a partir de novembro de 1887, quando Luiz Simon e o Barão de Santa Branca construíram a primeira fábrica de meias de Jacareí e da América Latina. Em 1895, por progresso e necessidade de suas fábricas, Jacareí se torna a segunda cidade de São Paulo, a oitava do País e a primeira do Vale do Paraíba a ter iluminação elétrica.

A segunda exposição é “Jacareí dos Viajantes e Comerciantes”, inspirada no período áureo das estradas de ferro da Central do Brasil. O trem chegou ao Brasil em 1854, e em Jacareí a 04 de julho de 1876. Era o que havia de mais moderno em transporte.

A terceira exposição revela os sítios arqueológicos descobertos em Jacareí e que comprovam a existência de povos indígenas tupi, guarani e aratu.

Serviço: As exposições podem ser vistas até 20 de abril, das 8h às 17h, no Pátio dos Trilhos (região central). Escolas, instituições e entidades podem agendar as visitas no e-mail: [email protected]br

(Rosana Antunes/PMJ)