Exposições no Pátio dos Trilhos vão até 20 de abril

Escutar áudio do texto

O público tem até o dia 20 de abril para conferir as três exposições sobre a história de Jacareí, instaladas no Pátio dos Trilhos (região central). Escolas, instituições, entidades e empresas podem agendar visitas em grupo na Fundação Cultural de Jacareí José Maria de Abreu.

As exposições retratam por meio de imagens, textos e peças arqueológicas três aspectos que marcam a memória da cidade. A primeira exposição, intitulada “Indústrias de Jacareí”, resgata a história da industrialização no município, a partir de novembro de 1887, quando Luiz Simon e o Barão de Santa Branca construíram a primeira fábrica de meias de Jacareí e da América Latina. Em 1895, por progresso e necessidade de suas fábricas, Jacareí se torna a segunda cidade de São Paulo, a oitava do País e a primeira do Vale do Paraíba a ter iluminação elétrica.

A segunda exposição é “Jacareí dos Viajantes e Comerciantes”, inspirada no período áureo das estradas de ferro da Central do Brasil. O trem chegou ao Brasil em 1854, e em Jacareí a 04 de julho de 1876. Era o que havia de mais moderno em transporte.

A terceira exposição revela os sítios arqueológicos descobertos em Jacareí e que comprovam a existência de povos indígenas tupi, guarani e aratu.

Serviço: As exposições podem ser vistas até 20 de abril, das 8h às 17h, no Pátio dos Trilhos (região central). Escolas, instituições, entidades e empresas podem agendar as visitas no e-mail: [email protected].br

(Rosana Antunes e foto: Cristina Reis/PMJ)

Legenda: estudantes conferem exposição no Pátio dos Trilhos