Exposição no MAV homenageia os Mestres Cultura Viva de Jacareí

A mostra celebra os 10 anos da premiação Mestre Cultura Viva
e marca a retomada das atividades presenciais do museu

A Fundação Cultural de Jacarehy (FCJ), por meio do Museu de Antropologia do Vale do Paraíba (MAV), inaugurou na quinta-feira (23), a exposição Artes e Saberes: Mestres Cultura Viva, uma celebração aos 10 anos da premiação dos guardiões dos saberes de Jacareí.

A cerimônia de inauguração contou com a presença de alguns dos Mestres homenageados e seus familiares, além de autoridades locais. Pela Fundação, estiveram presentes o presidente Guilherme Mendicelli, a diretora de Patrimônio Selma Fernandes, a museóloga Patrícia Cruz, assessores e funcionários da instituição, além da representante da cadeira de Culturas Populares do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC), Luciana Marinho.

Mendicelli reforçou a generosidade da partilha dos Mestres Cultura Viva. Os saberes e fazeres dos nossos mestres são passados de geração em geração, nos ensinando também e eternizando suas trajetórias na história de Jacareí”, pontuou o presidente da FCJ. A diretora de Patrimônio acrescentou que “a exposição vem para fortalecer a imagem dos Mestres e Mestras que tanto contribuem para o fortalecimento de nossa identidade cultural”, disse Selma Fernandes.

Exposição

Nesta primeira década de premiação aos Mestres Cultura Viva, foram homenageados 43 jacareienses. A exposição limitou os premiados de 2019 até 2021, sendo 10 no total, entre eles: Lígia Siqueira Machado (Mestra Mãe de Santo), Raymundo Pinto Magalhães Júnior (Mestre dos Ritmos Afro-Brasileiros), Reinaldo dos Santos de Jesus (Mestre Capoeira) e Roberto Moreira Cordeiro (Mestre Palhaço), que foram os premiados de 2021. E os mestres Raimundo de Moraes Silva (Mestre Samba de Roda e Capoeira), Narciso Roberto da Silva (Mestre Capoeira), Marilene de Brito Lima (Mestra Capoeira de Angola), Carlos Bueno Guedes (Mestre Literatura), Antônio Rodrigues Cardoso (Mestre Cordel), Joy Unger Ramos Denkena (Mestra Arraiolo) e Geraldo Magela dos Santos (Mestre Arte Figurativa), homenageados anteriormente.

A visitação gratuita, sem agendamento prévio, pode ser realizada de terça a sexta-feira, das 9h às 16h30 e, também, aos sábados, das 10h às 16h. O MAV está localizado na Rua Quinze de Novembro, nº 143, Centro.