Exposição fotográfica revela fachadas de Jacareí

Escutar áudio do texto
Foto4C_Carlos_Soares_CR
O fotógrafo Carlos Soares coletou as imagens que marcam a história de Jacareí

O Museu de Antropologia do Vale do Paraíba recebe, a partir desta terça-feira, a exposição “Detalhes 364 fachadas de Jacareí”, do fotógrafo Carlos Leite Soares. Segundo ele, a exposição é uma homenagem a cidade, que completou 364 anos de fundação em abril.

As fotos foram registradas em vários bairros e regiões da cidade e revelam fachadas de casas, comércios, espaços culturais, locais habitados, abandonados, centros religiosos, e tantos outros. “Pelas fachadas podemos observar como cada região cresceu, época de expansão, tendências de arquiteturas e construção, entre outras, conhecer o desenvolvimento de uma cidade. Pelas fachadas também podemos conhecer um pouco de seus moradores, por meio das cores de suas paredes, dos detalhes pessoais, dos jardins”, comenta.

O fotógrafo também faz uma observação: “Tenho costume de sair às ruas para pesquisar e fotografar o dia a dia da cidade e suas particularidades. E vejo que as pessoas e a cidade estão se fechando nos muros e assim nossas histórias políticas, sociais, culturais, se perdem, ou melhor, se escondem”.

O fotógrafo – Carlos nasceu em Jacareí em 20 de março de 1948. Ele se define como “projetista, fotógrafo, pai, avô, amigo”. Ao mesmo tempo que ressalta não “dar importância às denominações e sim ao grande entusiasmo” que tem pelas artes plásticas, pintura, desenho, gravura e especialmente a fotografia.

“A arte de fotografar as pequenas coisas da vida, numa maneira típica, com olhar focado nos detalhes específicos simples do cotidiano e tornando-as visíveis para todos. É isso que eu faço, é isso que eu gosto”, comenta.

A carreira de fotógrafo teve início em 1998 nas oficinas de fotografia da Fundação Cultural de Jacarehy José Maria de Abreu. Em 2001, realizou a exposição “Luz, Câmera, Contemplação” e, em 2002, a exposição coletiva “Diafragma”, com Dario Bueno e Ailton Santos. Participei da exposição Arte de Fotografar da EDP Bandeirante, no Museu em x2009. Participou do Mapa Cultural Paulista edição 2009/2010.
(Rosana Antunes/PMJ)