Exemplo de superação: homem deixa as ruas e vira empresário em Jacareí

Escutar áudio do texto

Quem passa pela praça do Jardim Liberdade provavelmente já viu, próximo a uma pizzaria, um espaço de estética automotiva. O que as pessoas não sabem é que esse local é administrado por Volner Antunes, 46 anos, que tem uma história de vida impressionante.

Após morar na rua por mais de um ano e meio devido à dependência de álcool e drogas, o empresário mostra com orgulho sua empresa e conta, emocionado, sobre sua história de vida. “Eu acabei saindo de casa e deixando meus dois filhos e esposa, para não fazer mal a eles. Morei na rua e diariamente era abordado pela equipe da Assistência Social, passava o dia no Centro Pop e a noite dormia na Casa de Passagem”, comentou.

Volner ainda conta que chegou a fazer diversas oficinas para preencher suas tardes no Centro Pop, como capoeira, violão, computação e pintura.

Mas mesmo após ser um dos 40 alunos a passar na faculdade de Agrimensura, na Fatec Jacareí, enquanto ainda morava na rua, e conseguir um estágio na maior empresa do segmento, a paixão por carros falou mais alto. “Eu sou apaixonado por carro e trabalhei, com 14 anos, com funilaria e pintura. Então, com a crise econômica, eu acabei fazendo um curso de especialização em estética automotiva e abri minha empresa, que já tem um ano e meio. Mas quando aparece, eu ainda trabalho com agrimensura para complementar a renda”, explicou.

Quanto a importância dos serviços da Assistência Social, o empresário pontuou que “as assistentes sociais foram a mola propulsora. Se eu chego lá e não me sinto abraçado e cuidado, com certeza eu ainda estaria na rua. A secretaria foi, com certeza, a mudança de vida que eu precisava”.

E quando falamos de futuro, Volner comenta orgulhoso que seu objetivo é viajar e conhecer lugares novos. “Todo mês eu guardo o dinheiro que sobra e economizo para fazer viagens, quero passear e conhecer lugares novos sempre que puder. Esse é o meu objetivo desde que me recuperei”, finalizou.

(Victor Copola/PMJ – Fotos: Alex Brito/PMJ)