Evento inclusivo “Cidade do Brincar” reúne mais de 500 pessoas entre crianças, famílias e organizadores

Jacareí se tornou a “Cidade do Brincar”, em comemoração aos 371 anos do município (3 de abril) e ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo (02 de Abril), no último domingo (16), no Parque da Cidade. A programação do evento, que reuniu mais de 500 pessoas, entre crianças, famílias e organizadores, foi organizada pela Secretaria Municipal de Educação, e teve caráter inclusivo.

O “Cidade do Brincar” contou com a parceria da APAJAC, com caminhada dos autistas; atividades esportivas, culturais e educativas; brinquedos pedagógicos; ações de saúde; oficinas ecológicas; alimentação nutricional; cama elástica; jogos; mesas digitais; musicalização; e contação de histórias.

A ação teve ainda o apoio da Secretaria de Esportes, que montou um circuito funcional para crianças e pais, além de contar com um stand da Secretaria de Mobilidade Urbana, um Grupo de Teatro da Fundação Cultural de Jacarehy, e um carro com o educador móvel do SAAE. Os professores de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação, também realizaram atividades recreativas com as crianças. Outras secretarias, como as do Meio Ambiente e Infraestrutura, também apoiaram o evento.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, a data, além de festejar o aniversário da cidade, serviu para ajudar a conscientizar a população mundial sobre o Autismo, um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.

O projeto teve início no ano passado, quando Jacareí ganhou o primeiro prêmio IPA Brasil com o Selo “Cidade Amiga do Brincar”. O objetivo do prêmio é premiar cidades que realizam ações para promover, preservar e proteger o direito ao brincar livre.

A ideia da Secretaria Municipal de Educação é realizar o “Cidade do Brincar’ quatro vezes durante este ano, sempre com uma temática envolvida. No último domingo (16), o evento foi inclusivo, por conta do mês do Autismo. O próximo será o “Junino”, com uma grande Festa Junina, no parque todo.

Confira a galeria de fotos: https://www.flickr.com/photos/prefeiturajacarei/albums/72177720307615288

Legenda: Parque da Cidade recebe mais de 500 pessoas entre crianças e famílias, para evento inclusivo “Cidade do Brincar”